A alfabetização científica na perspectiva da educação inclusiva: um olhar atencioso para a deficiência intelectual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Marcia Narcizo-
Autor(es): dc.contributorCastro, Denise Leal de-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Maria Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.creatorLeal, Kelly Maurício-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29334-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772009-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho buscou analisar aspectos relacionados ao ensino de ciências aliados à educação inclusiva da pessoa com deficiência intelectual (DI), nível leve. O objetivo geral foi elaborar e colocar em prática uma proposta de ensino de ciências colaborativo, no qual o professor regente e o professor de apoio educacional especializado considerassem atividades que pudessem ser realizadas pelos alunos com e sem DI na sua própria turma, de modo a proporcionar a inclusão escolar de toda classe O cenário da pesquisa foi uma escola pública municipal, situada em Niterói/RJ. Os participantes da pesquisa foram professores de apoio educacional especializado e estudantes de uma turma do 9o ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada com base em dois questionários, um para cada grupo pesquisado, e um diário de bordo. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi empregada como metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados preliminares mostraram que os professores de apoio, consideram que a pessoa com deficiência necessita de apoio para a aquisição de sua autonomia para as tarefas da vida diária e a ampliação de suas leituras de mundo. Com relação aos estudantes, apresentam grande interesse e curiosidade em relação ao conhecimento científico. O produto educacional elaborado foi um e-book contendo uma sequência didática (SD) dividida em dois blocos - intitulada “Ciência não é só para cientista: o que precisamos aprender para compreendê-la melhor?” No bloco 1 foi abordado o conceito de Ciência e no 2, aspectos relacionados ao cenário brasileiro, às mulheres e à divulgação científica. Para os alunos com e sem DI, verificamos que os interesses na disciplina de ciência são semelhantes, tendo como essencial um ensino experimental que verse sobre temáticas como universo, química e natureza. Como relação às propostas de trabalhos desenvolvidas para a aquisição da alfabetização científica com a turma houve maior engajamento dos estudantes nas temáticas relacionadas ao cenário brasileiro de pesquisa, as biografias e ao papel da mulher na ciência.-
Descrição: dc.descriptionThis work sought to analyze aspects related to the teaching of science allied to the inclusive education of people with intellectual disabilities (ID), mild level. The general aim was to develop and put into practice a proposal for collaborative science teaching, in which the regent teacher and the specialized educational support teacher considered activities that could be carried out by students with and without ID in their own class, in order to provide school inclusion of all classes The research scenario was a municipal public school, located in Niterói/RJ. The research participants were teachers of specialized educational support and students from a 9th grade elementary school class. Data collection was performed based on two questionnaires, one for each group surveyed, and a logbook. The research is of a qualitative nature and the Discursive Textual Analysis (DTA) was used as a methodology. Preliminary results showed that support teachers consider that people with disabilities need support to acquire their autonomy for the tasks of daily living and the expansion of their readings of the world. With regard to students, they show great interest and curiosity in relation to scientific knowledge. The educational product elaborated was a didactic sequence (DS) divided into two blocks - entitled “Science is not just for scientists: what do we need to learn to understand it better?” In block 1, the concept of science was addressed and in block 2, aspects related to the Brazilian scenario, women and scientific dissemination. For students with and without ID, we found that the interests in the subject of science are similar, having as essential an experimental teaching that deals with themes such as the universe, chemistry and nature. Regarding the proposals for works developed for the acquisition of scientific literacy with the class, there was greater engagement of students in themes related to the Brazilian research scenario, biographies and the role of women in science.-
Descrição: dc.description137 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental II-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Desenvolvimento Intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de criança deficiente-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual disability-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education II-
Título: dc.titleA alfabetização científica na perspectiva da educação inclusiva: um olhar atencioso para a deficiência intelectual-
Título: dc.titleScientific literacy from the perspective of inclusive education: a careful look at intellectual disability-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.