GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES EM RELAÇÃO AO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR EM UMA ENTIDADE AUTÁRQUICA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorCPF:71231412704-
Autor(es): dc.contributorMainier, Fernando Benedicto-
Autor(es): dc.contributorCPF:11112311122-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707002D6-
Autor(es): dc.contributorMachado Júnior, Hélio Fernandes-
Autor(es): dc.contributorCPF:52290876622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3462534255321209-
Autor(es): dc.creatorFossati, Luiz Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19698-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771998-
Descrição: dc.descriptionThis essay aims to present some perceptions that public servants have about Federal Agency related to Disciplinary Administrative Process (DAP) and the Commission of Prosecute (CPAD), identifying negative and positive elements of these perceptions that influence the realization of the Disciplinary Administrative Process. The research, whereby the elements of perceptions were identified, was conducted through contact by email with a link to the online survey. Four hundred and sixty-six public servants answered questions about DAP and CPAD. In data analysis, some differences and similarities were detected between the responses given by public servants with experience in conducting PAD and inexperienced servants s, and other data were crossed between servants who had feedback after the PAD and servants who did not have it. According to the results, the lack of training, feedback and appreciation of the professional who participates in the DAP are the factors that contribute most to the distance from the servants to the DAP, moreover the lack of disclosure about the work. These problems are related to some beliefs that permeate the organizational culture of the public service, as the assurance in nonimputability, corporatist and protectionist practices, and the lack of the servants commitment, often fueled by indiscriminate professional stability and the idea of ineffectiveness and inefficiency of public service. It is considered that the influence of cultural factors in Brazilian society and internal cultural factors of the public system service feed negative outlook on the DAP and CPAD, hindering the realization of the Disciplinary Process, wearing its picture and reflecting on losses to the public sector.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação visa apresentar algumas percepções que os servidores públicos de uma Autarquia Federal têm sobre o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e a Comissão Processante (CPAD), identificando elementos negativos e positivos destas percepções que influenciam a realização do Processo Administrativo Disciplinar. A pesquisa pela qual se identificou os elementos das percepções foi realizada através de contato por e-mail com link para o questionário online. Quatrocentos e sessenta e seis servidores responderam às questões sobre o PAD e a CPAD. Na análise de dados, buscou-se detectar as diferenças e semelhanças das respostas dadas por servidores com experiência em realização de PAD e por servidores sem experiência, além de outros cruzamentos de dados como entre servidores que tiveram feedback após o PAD e servidores que não tiveram. De acordo com os resultados, destaca-se que a falta de treinamento, de feedback e de valorização do profissional que participa do PAD são os fatores que mais contribuem para o distanciamento do servidor com relação à atividade em questão, além da falta de divulgação sobre o trabalho. Relaciona-se estes problemas a algumas crenças que perpassam a cultura organizacional do serviço público, como a certeza na inimputabilidade, as práticas corporativistas e protecionistas, bem como a falta de compromisso do servidor, muitas vezes alimentada pela estabilidade profissional indiscriminada e a ideia da ineficácia e ineficiência do serviço público. Considera-se que a influência de fatores culturais da sociedade brasileira e de fatores culturais internos do sistema de serviço público alimentam perspectivas negativas sobre o PAD e a CPAD, dificultando a realização do Processo Disciplinar, desgastando a imagem do mesmo e refletindo-se em perdas para o setor público.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso Administrativo Disciplinar-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento-
Palavras-chave: dc.subjectComprometimento do servidor-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplinary Administrative Process-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational Culture-
Palavras-chave: dc.subjectTraining-
Palavras-chave: dc.subjectCivil servant commitment-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleGESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES EM RELAÇÃO AO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR EM UMA ENTIDADE AUTÁRQUICA.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.