
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Helder Gomes | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gutierrez, Ruben Huamanchumo | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=null | - |
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, André Luís Policani | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765251H7 | - |
| Autor(es): dc.creator | Meca, Eduardo Fernando Moreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:30:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:30:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007-04-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006-12-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21093 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771990 | - |
| Descrição: dc.description | The present work searches the classification problem of the education system adopted in States Public Schools, done by the Education State Secretary (SEE/RJ), through the Programa Nova Escola . This investigation considers the fundamentals of the Multiple Criteria Decision Aid MCDA applies to the set of criterion (indicators) adopted by the Programa Nova Escola of the Secretaria de Estado de Educação RJ. The concepts of the MCDA get been developed to deal with problems that involve multiples criterions and subjects analysis. Furthermore than the propose application, a practical case will be shown and analyzed at the end of this study, resulting in an comparison among the classifications obtained with the BORDA methods, CONDORCET, ELECTRE I, ELECTRE II and the classification obtained with the Programa Nova Escola | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho investiga o problema de classificação do sistema de ensino adotado nas Escolas Públicas Estaduais, efetuada pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEE/RJ), através de seu Programa Nova Escola. Esta investigação considera os fundamentos do Auxílio Multicritério à Decisão (AMD) aplicada ao conjunto de indicadores adotados pelo Programa Nova Escola da Secretaria de Estado de Educação RJ. Os conceitos do AMD (conhecido na língua inglesa como Multiple Criteria Decision Aid, MCDA) vêm sendo desenvolvidos para lidar com problemas que envolvam múltiplos critérios (ou indicadores) e análises subjetivas. Além da aplicação proposta, um caso prático será apresentado e analisado no final deste estudo, resultando em uma intercomparação entre as classificações obtidas pelos métodos de BORDA, CONDORCET, ELECTRE I, ELECTRE II e a classificação obtida pelo Programa Nova Escola. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção | - |
| Publicador: dc.publisher | Estratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Auxilio multicritério à decisão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | AMD (Auxílio Multicritério à Decisão) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Método de borda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Método de condorcet | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Métodos electre I e II | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Nova Escola/SEE/RJ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SAEB/INEP/MEC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | MCDA (Multiple Criteria Decision Aid) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | BORDA method | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CONDORCET method | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ELECTRE I and II methods | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
| Título: dc.title | Análise multicritério aplicada à avaliação do sistema de ensino adotado nas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro | - |
| Título: dc.title | Multiple criteria analysis applied to the evaluation of teaching system adapted in the publics schools of Rio de Janeiro state | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: