Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | Villardi, Raquel Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Vogel, Michely Jabala Mamede | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Sabrina Ferreira de Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:30:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:30:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24244 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771986 | - |
Descrição: dc.description | Recursos Educacionais Abertos são materiais de aprendizagem, ensino ou pesquisa, disponibilizados em domínio público e amparados por licenças de propriedade intelectual que facilitam o uso, a revisão, a adaptação, a tradução, a modificação e a distribuição por terceiros. O objetivo deste trabalho foi compreender o uso desses materiais como material democrático e colaborativa na aprendizagem nos cursos superiores de graduação a distância, cujo processo se encontra em expansão nas instituições públicas e privadas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para construir o contexto histórico sobre a expansão da educação superior e da educação a distância, exemplificando-a por intermédio do Consórcio CEDERJ e da Fundação Cecierj. Foram apresentadas as principais características dos Recursos Educacionais Abertos e os seus aspectos facilitadores no processo do ensino. Conclui-se que esses recursos trazem elementos colaborativos importantes no contexto da educação, em geral, e da educação a distância, em especial. O desconhecimento sobre os direitos autorais de licenças abertas cria certas resistências, no entanto, o compartilhamento da informação e do conhecimento é uma tendência mundial e encontra nos Recursos Educacionais Abertos um contributo essencial para a aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Open Educational Resources are learning, teaching, or research materials made available in the public domain and backed by intellectual property licenses that facilitate the use, revision, adaptation, translation, modification, and distribution by third parties. The objective of this work was to understand the use of these materials as a democratic and collaborative tool in learning in distance learning undergraduate courses, whose process is expanding in public and private institutions. A bibliographic research was conducted to build the historical context on the expansion of higher education and distance education, exemplifying it through the CEDERJ Consortium and the Cecierj Foundation. The main characteristics of Open Educational Resources and their facilitating aspects in the teaching process were presented. We conclude that these resources bring important collaborative elements in the context of education in general and distance education in particular. Ignorance of open license copyrights creates certain resistance, however, sharing information and knowledge is a worldwide trend and finds in Open Educational Resources an essential contribution to learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Educacionais Abertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem colaborativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open Educational Resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaborative learning | - |
Título: dc.title | O uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA) nos cursos superiores de graduação a distância | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: