REPRESENTAÇÕES DO BRASIL EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE PLE UTILIZADOS NA FRANÇA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJúdice, Norimar Pasini Mesquita-
Autor(es): dc.contributorCPF:56398695622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Patrícia Maria Campos de-
Autor(es): dc.contributorCPF:45809731122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2244258038317959-
Autor(es): dc.contributorAlencar, Ricardo Borges-
Autor(es): dc.contributorCPF:45907680022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5579585545881265-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:16300870022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3111310248072636-
Autor(es): dc.contributorLima, Ronaldo Amorim-
Autor(es): dc.contributorCPF:47756111322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6175944761893288-
Autor(es): dc.creatorSanson, Cirlene de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19352-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771985-
Descrição: dc.descriptionEste estudo aborda as representações da identidade brasileira em textos de seis materiais didáticos editados na França e utilizados, nas duas últimas décadas, no ensino da língua e da cultura do Brasil naquele país. Recorrendo à Teoria das Representações Sociais, apoiando-nos em estudos que abordam a identidade brasileira por ângulos diversos e considerando o panorama de ensino de Português para estrangeiros naquele contexto, pesquisamos, nos textos verbais e não-verbais que se inscrevem nas obras examinadas, como o Brasil e os brasileiros nelas são configurados e que estereótipos são recorrentes nessas representações. Verificou-se que entre os traços positivos atribuídos ao brasileiro destacam-se a afetividade e o calor humano, e entre os negativos, o iletramento e a impontualidade. No que se refere ao Brasil, revelaram-se como traços positivos recorrentes as menções à beleza natural e à culinária de muitas vertentes e como traços negativos o clima tropical, a desigualdade social e a violência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectrepresentações-
Palavras-chave: dc.subjectestereótipos-
Palavras-chave: dc.subjectcultura-
Palavras-chave: dc.subjectmaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectbrasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleREPRESENTAÇÕES DO BRASIL EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE PLE UTILIZADOS NA FRANÇA-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.