Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Maria Danielle Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Morais, Maria Carmen | - |
Autor(es): dc.creator | Granja, Aline Aparecida da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:30:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:30:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26806 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771950 | - |
Descrição: dc.description | A Física de Partículas Elementares compõe uma das grandes áreas da pesquisa científica. Nesta perspectiva, compreendida a incorporação da área pela BNCC, buscou-se aspectos ligados à contemporaneidade que fossem capazes de conectá-la aos estudantes da Educação Básica. Tendo visto o grande potencial correlativo dos assuntos relacionados à antimatéria, desde o entretenimento à tecnologia, as antipartículas demonstram ser um tópico fascinante e interessante a fim de ser utilizado introdutoriamente à Física de Partículas. Assim, com o objetivo de avaliar a abordagem desse tópico no principal material didático utilizado nas escolas como guia das disciplinas, o Livro Didático, este trabalho promoveu o levantamento bibliográfico do desenvolvimento do assunto. O levantamento foi realizado em 12 livros recomendados pelo PNLD 2018, sendo observados três fatores principais: contextualização do tema; processos de produção e aniquilação de pares; e aplicações. Percebido uma abordagem superficial na maioria das obras e, por vezes, sem consenso entre elas, foi elaborado um material de apoio sobre Partículas e Antipartículas, em que, inicialmente, foi realizada uma contextualização histórica sobre a descoberta do pósitron, seguida da explicação da produção e aniquilação de pares e, por fim, foram apresentados estudos, aplicações (na medicina e na produção de energia) e a presença das antipartículas no cotidiano. Procurou-se, também, fazer analogias a obras de ficção científica, esclarecendo as possibilidades e impossibilidades dos acontecimentos. | - |
Descrição: dc.description | Elementary Particle Physics is one of the major areas of scientific research. From this perspective, understanding the incorporation of the area by the BNCC, we sought aspects related to contemporaneity that were able to connect it to students of Basic Education. Having seen the great correlative potential of issues related to antimatter, from entertainment to technology, antiparticles prove to be a fascinating and interesting topic to be used as an introductory to particle physics. Thus, in order to evaluate the approach to this topic in the main teaching material used in schools as a guide of the subjects, the Textbook, this work promoted the bibliographic survey of the development of the subject. The survey was carried out in 12 books recommended by PNLD 2018, being observed three main factors: contextualization of the theme; pair production and annihilation processes; and applications. Perceiving a superficial approach in most of the books and, sometimes, without consensus among them, it was elaborated a support material about Particles and Antiparticles, in which, initially was performed a historical contextualization about the discovery of the positron, followed by the explanation of the production and annihilation of pairs and, finally, studies were presented, applications (in medicine and in energy production) and the presence of antiparticles in everyday life. It was also sought to make analogies to works of science fiction, clarifying the possibilities and impossibilities of the events. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antimatéria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros Didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antimatter | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Título: dc.title | Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: