Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Jorge Simões de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Saguia, Andreia Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Sigaud, Lucas | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Samara Cristina Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:30:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:30:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26379 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771949 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma narrativa que mostra como a educação tem a capacidade de ser moldada a se reinventar diante dos diferentes desafios encontrados em sua trajetória, e continuar cumprindo seu papel central na formação de um cidadão consciente. O estudo de caso apresentado aborda o cenário criado pela pandemia do Covid-19 a partir de março de 2020, que tornou impossível prosseguir com o modelo de ensino presencial usual e exigiu a busca por novos caminhos, o uso de novas metodologias para continuar oferecendo possibilidades de uma aprendizagem significativa e uma preparação adequada para exames de ingresso ao ensino superior. Para que essa transição do ensino presencial para o ensino virtual, realizada sob o signo de uma grande urgência, fosse possível contou-se com a dedicação incansável, mais uma vez, dos professores responsáveis por ele. Apresentamos a realidade de como a pandemia afetou a vida e as opções de professores e alunos de um pré-vestibular social, que nasceu em meio a todo esse cenário de “fim do mundo” com o objetivo de proporcionar a estudantes menos favorecidos socialmente a possibilidade de dar sequência aos estudos. Ao longo do processo foi feita uma pesquisa qualitativa, através de um questionário, a fim de avaliar como esses efeitos pandêmicos se refletiram no processo de aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | This work presents a narrative that shows how education has the ability to reinvent itself when facing different challenges in its trajectory, and still be able to play its central role in the development of a conscientious citizen. The case study we present here focus on the scenario created by the Covid-19 pandemic starting in March 2020, which made it impossible to proceed with the usual model of in-presence teaching and demanded a search for new pathways, the usage of new methodologies to be able to continue to offer possibilities of a meaning learning and an adequate preparation for the students to face the exams for college entrance. In order for this transition from in presence to virtual teaching, undergone under a great urgency, to be at all possible we had to rely on the unending dedication of the teachers that were responsible for it, once more. We present a picture of how the pandemic affected the life and the options of teachers and students of a college preparation social organization, that was born in the middle of this scenario of the “end of the world” as we knew it with the objective of allowing students coming from a less favoured background a possibility of furthering out their academic studies. In line with this process, we ran, through a questionnaire, a qualitative inquiry with the purpose of evaluating how these pandemic effects reflected on the learning process. | - |
Descrição: dc.description | 67 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-vestibular social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino presencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-vestibular social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preparatory classes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classroom teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual education | - |
Título: dc.title | Educação depois do fim do mundo, uma trajetória virtual: Ensino remoto em um pré-vestibular social | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: