Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meiriño, Marcelo Jasmim | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Emmanuel Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Fernando Neves | - |
Autor(es): dc.creator | Pina, Rodrigo Souza Mira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:30:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:30:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12434 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771947 | - |
Descrição: dc.description | No passado, a economia era norteada pelo capital físico, terra, recursos naturais e etc, já nos dias atuais o conhecimento passou a representar a atual vamtagem competitiva. No mesmo caminho estão as instituições de ensino, que podem ser vistas como entidades propulsoras da geração e transferência de conhecimento por intermédio da excelência na pesquisa, implementando, desta forma, inovações no mercado. Partindo desta ideia, o presente estudo buscou abordar a atual situação da Gestão do Conhecimento (GC) no meio acadêmico, mais especificamente nos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituo Federal Fluminense (IFF), campus Cabo Frio. Muito se fala da importância da Gestão do Conhecimento aplicada a Gestão de Projetos (GP), mas pouco se sabe quando aborda projetos de pesquisa acadêmica. Para isso uma pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases Scopus, SciELO, CAPES, repositórios universitários e buscas no Google, além da pesquisa documental nos arquivos do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica estudado. Para tentar se aproximar mais da realidade do Instituto, uma pesquisa de campo foi elaborada fazendo uso de um questionário com perguntas fechadas e abertas. Como resultado encoutrou-se informações quanto a compreensão da importância do conhecimento gerado no campus, as possíveis barreiras para implementação da GC, o diagnóstico da importância da transferência do conhecimento gerado pelos projetos de pesquisa e as alternativas para solução das barreiras, podendo contribuir, desta forma, para futuras pesquisas. Desta forma, o presente trabalho contribui para o aprimoramento das práticas de GC no instituto estudado. | - |
Descrição: dc.description | In the past, the economy was driven by physical capital, land, natural resources and so on, even today, knowledge has come to represent the current competitive advantage. Along the same path are the educational institutions, which can be seen as entities that propel the generation and transfer of knowledge through the excellence of research, thus implementing innovations in the market. Based on this idea, the present study sought to address the current situation of Knowledge Management (KM) in the academic environment, more specifically in the research projects developed by the Fluminense Federal Institute (FFI), Cabo Frio campus. There is much talk about the importance of applied Knowledge Management to Project Management (PM), but little is known when approaching academic research projects. For this, a bibliographic research was carried out in the bases Scopus, SciELO, CAPES, university repositories and searches in Google, besides the documentary research in the archives of the Federal Institute of Scientific and Technological Education studied. In order to try to get closer to the reality of the Institute, a field research was elaborated using a questionnaire with closed and open questions. As a result, information about the importance of the knowledge generated on campus, the possible barriers to the implementation of the KM, the diagnosis of the importance of the transfer of knowledge generated by the research projects and the alternatives for the solution of the barriers were gathered future research. In this way, the present work contributes to the improvement of the KM practices in the Institute studied. | - |
Descrição: dc.description | 139 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento de projetos de pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management of research projects; | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management of scientific knowledge | - |
Título: dc.title | Gestão do conhecimento aplicada à gestão de projetos de pesquisa: o caso dos projetos de pesquisa do instituto federal fluminense campus Cabo Frio | - |
Título: dc.title | Knowledge management applied to the management of research projects: the case of research projects of the federal institute fluminense campus Cabo Frio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: