A Espanha da multicultura e o ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Marcia Paraquett-
Autor(es): dc.contributorCPF:35968965922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790614U6-
Autor(es): dc.contributorBittencourt, Terezinha Maria da Fonseca Passos-
Autor(es): dc.contributorCPF:18200800622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3896981631565147-
Autor(es): dc.contributorDiez, Xoán Carlos Lagares-
Autor(es): dc.contributorCPF:11690875522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758659Y0-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marcia-
Autor(es): dc.contributorCPF:38498073322-
Autor(es): dc.contributorSantana, Wedencley Alves-
Autor(es): dc.contributorCPF:99186203222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9918620321007057-
Autor(es): dc.creatorPortilla, Maria Paz Pizarro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771939-
Descrição: dc.descriptionTaking as a starting point the fact that the teaching-learning process of a language is not limited to the knowledge of different grammatical and lexical aspects, but that it is also related to the multicultural aspects of the target foreign language in this case, Spanish as a foreign language for Brazilian pupils this thesis was guided by the following question: what cultural representations do the cariocas have about Spain? In order to answer it, a questionnaire was developed, whose result confirmed the understanding of a monocultural Spain, which made me define the making up of two didactic unities that would allow the knowledge of varied cultures of Spain. The building up of the theoretical basis that fulfilled the planned objectives was oriented by three axes: teaching-learning, Spanish as a foreign language and culture. Authors such as Moita Lopes, Almeida Filho, Paraquett, Hall, Cuche, Garcia Canclini or McLaren helped to understand better all the possibilities the theme of culture offers to the whole assimilation of the group of aspects related to a specific social universe, elements that can enable the student to use the language s/he intends to learn, making him/her close to the manifold Spanish cultural reality. As a result of the research, it is expected that the thesis contributes to the understanding that the teaching-learning process of a foreign language is a practice that requires the recognition of a difference; it establishes a dialogue between one and the other; and it contributes to the decrease of cultural stereotypes.-
Descrição: dc.descriptionPartindo do pressuposto de que o ensino-aprendizagem de uma língua não se limita ao domínio de diferentes aspectos gramaticais e lexicais, mas se estende à compreensão dos aspectos multiculturais da língua estrangeira alvo, -neste caso, espanhol como língua estrangeira para aprendizes brasileiros-, esta tese foi orientada pela seguinte pergunta: que representações culturais têm os cariocas sobre a Espanha? Para respondê-la, foi elaborado um questionário, cujo resultado confirmou a compreensão de uma Espanha monocultural, levando-me a definir pela elaboração de duas unidades didáticas que permitissem o conhecimento de variadas culturas da Espanha. A construção do referencial teórico que cumprisse com os objetivos traçados foi norteada por três eixos: ensino-aprendizagem, espanhol como língua estrangeira e cultura. Autores como Moita Lopes, Almeida Filho, Paraquett, Hall, Cuche, Garcia Canclini ou Peter McLaren ajudaram a entender melhor todas as possibilidades que o tema cultura oferece para a absorção integralizada do conjunto de aspectos inerentes a um universo social específico, elementos estes que poderão capacitar o estudante a instrumentalizar o idioma que se propõe a aprender, aproximando-o da diversificada realidade cultural espanhola. Como resultado da pesquisa, espera-se que a tese contribua para o entendimento de que o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira é uma prática que pressupõe a compreensão da diferença; estabelece o diálogo entre o eu e o outro; e contribui para a diminuição de estereótipos culturais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem de línguas estrangeiras-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo espanhol-
Palavras-chave: dc.subjectUnidades didáticas-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning of foreign languages-
Palavras-chave: dc.subjectSpanish-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalism-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic unities-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA Espanha da multicultura e o ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.