Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Saade, Débora Christina Muchaluat | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Yona | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Natalia Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Seixas, Flávio Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Bruno Augusto Rodrigues de Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:30:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:30:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32285 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771931 | - |
Descrição: dc.description | Os sistemas de compartilhamento de bicicletas possuem um grande problema: manter as bicicletas do sistema bem distribuídas entre as estações. Se ocorrer de algum local ter um fluxo de entrada maior do que o de saída, ou o inverso, esse local terá uma superpopulação, ou esgotamento, de bicicletas naquela área. Isto é muito comum durante eventos ou picos de horário. Este trabalho visa propor uma solução orientada ao usuário para este problema. A solução da proposta se resume em estratégias de sugestões de novas rotas para os usuários, alterando a estação inicial e/ou final do usuário, que por fim, irá resultar em uma melhor redistribuição das bicicletas no sistema. A solução foi avaliada através de simulações que evidenciam sua utilidade e eficácia | - |
Descrição: dc.description | Bike sharing systems all have one specific problem: Keeping bikes well distributed across stations. If one area has a larger picking rate over its delivering rate, or vice versa, it will eventually become either overpopulated or empty, and thus become problematic. This work proposes a user-oriented solution for the bike imbalance problem for electric bike sharing systems. The base for the proposed solution revolves around suggesting different starting and ending stations to the user, altering where the bikes come from and go to, resulting in a much better distribution. Our solution was evaluated through simulations that demonstrate its usefulness and effectiveness | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solução orientada ao usuário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problema do balanceamento de bicicletas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bicicleta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | User oriented solution | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bike imbalance problem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletric bike sharing system | - |
Título: dc.title | Uma solução para o problema do rebalanceamento de bicicletas em sistemas de compartilhamento de bikes elétricas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: