A imagem suspensa: uma investigação estética acerca do inquietante cinematográfico a partir da perna amputada de Tristana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício de-
Autor(es): dc.contributorMartins, India Mara-
Autor(es): dc.contributorNúnez, Fábian-
Autor(es): dc.contributorOliveira Junior, Luis Carlos de-
Autor(es): dc.creatorBarra, Paula Lacerda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12410-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771922-
Descrição: dc.descriptionA presente monografia tem por objetivo uma investigação estética sobre o inquietante no campo do cinema. O caso central desta análise se dá a partir da perna amputada de Tristana, filme de Luís Buñuel, e da maneira inquietante através da qual essa imagem se manifesta. Tendo como base inicial textos psicanalíticos e formalistas – a saber, O inquietante, de Sigmund Freud, e A arte como procedimento, de Viktor Chklovski -, pretende- se ultrapassar tais elucubrações para compreender de que forma o inquietante pode ser concebido como eminentemente cinematográfico. Apoiando-se na imagem-matriz da perna amputada de Tristana e em outras obras que, de certa maneira, dialogam com ela, tentar-se-á definir, pelo menos inicialmente, de que forma o procedimento cirúrgico da amputação se relaciona com o procedimento fílmico do corte – e das tensões de castração que daí decorrem e causam o fenômeno do inquietante-
Descrição: dc.descriptionThis monograph aims to an aesthetic investigation of the uncanny in the field of cinema. The central case of this analysis starts from the amputated leg seen in Tristana, a film by Luís Buñuel, and the uncanny way in which such image manifests itself. Initially based on psychoanalytical and formalist works – The uncanny, by Sigmund Freud, and Art as technique, by Viktor Chklovski -, we intend to surpass these ideas in order to comprehend how the uncanny can be conceived as eminently cinematographic. By underpinning the image of Tristana’s amputated leg and other films that somehow dialogue with it, we will try to define, at least preliminarily, the way in which the surgical procedure of amputation relates to the film procedure of cutting – and the castration tensions that henceforth take place and cause the phenomenon of the uncanny-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLuís Buñuel-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem cinematográfica-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectCastração-
Palavras-chave: dc.subjectInquietante-
Palavras-chave: dc.subjectEstranhamento-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem cinematográfica-
Palavras-chave: dc.subjectBuñuel, Luis, 1900-1984-
Palavras-chave: dc.subjectLuís Buñuel-
Palavras-chave: dc.subjectCinematographic language-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetics-
Palavras-chave: dc.subjectCastration-
Palavras-chave: dc.subjectUncanny-
Palavras-chave: dc.subjectEstrangement-
Título: dc.titleA imagem suspensa: uma investigação estética acerca do inquietante cinematográfico a partir da perna amputada de Tristana-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.