Investigando Sombras, Iluminando Crimes: a construção identitária feminina na ficção detetivesca chicana de Lucha Corpi

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPortilho, Carla de Figueiredo-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Eduardo de Faria-
Autor(es): dc.contributorCruz, Sonia Regina Aguiar Torres da-
Autor(es): dc.creatorMeanda, Juliana Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9389-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/POSLIT.2019.m.08177032763-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771911-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem como objetivo central investigar o processo de construção identitária feminina na série de ficção detetivesca chicana da escritora Lucha Corpi. O corpus selecionado é composto pelas três primeiras obras da sequência: Eulogy for a Brown Angel (1992), Cactus Blood (1995) e Black Widow’s Wardrobe (1999). Essas narrativas trazem como protagonista Gloria Damasco, a primeira detetive feminina da literatura chicana, através da qual são levantadas diversas questões relevantes para a construção identitária, que envolvem o contexto cultural, histórico, social e político desta comunidade subalternizada dentro dos Estados Unidos por possuir origens mexicanas. São promovidas releituras históricas e mergulhos culturais por meio do resgate de símbolos, mitos e eventos marcantes para a coletividade chicana, evidenciando que este termo não abarca um grupo homogêneo, mas que mesmo havendo questões comuns, há ainda muitas desigualdades internas, especialmente quanto à condição da mulher. A questão identitária em Corpi foge a uma concepção essencial, sendo tomada como processo em contínua construção na relação de elementos tais como gênero, etnia, memória e história e também da representação e de recursos discursivos em constante dinâmica, em um contexto fortemente marcado pelo hibridismo, o espaço da fronteira México-Estados Unidos. Gloria é uma detetive desviante da norma padrão, baseada na racionalidade, uma vez que seu método investigativo envolve seu lado emocional e até mesmo espiritual, ao manifestar uma espécie de clarividência, ou percepção extrassensorial, que se apresenta na forma de intuições, sonhos e visões. Assim, diversos binarismos são problematizados, criando perspectivas alternativas com o propósito de transcender opressões e empreender resistência cultural. Busca-se observar o desenvolvimento da protagonista ao longo das três obras e também analisar outras personagens femininas de relevância para a questão identitária feminina chicana, além de examinar aspectos do contexto social, delineando os principais traços da cultura e história chicanas abordados pela autora. A partir dos caminhos apontados pelas obras, são estabelecidos diálogos conceituais pertinentes sobre âmbitos teóricos dos estudos chicanos, dos estudos culturais, do feminismo, dos estudos pós-coloniais, dos estudos decoloniais e da ficção criminal, levantando questões que levem à reflexão acerca do papel da literatura de crime no cenário contemporâneo, evidenciando a ficção detetivesca como um espaço de crítica e denúncia-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe present thesis aims to investigate the process of feminine identity construction in the Chicana detective fiction series by writer Lucha Corpi. The selected corpus consists of the first three works of the sequence: Eulogy for a Brown Angel (1992), Cactus Blood (1995) and Black Widow’s Wardrobe (1999). These narratives have as protagonist Gloria Damasco, the first female detective in the Chicana/o literature, through which various issues relevant to identity construction are raised, involving the cultural, historical, social and political context of this subalternized community within the United States due to its Mexican origins. Historical re-readings and cultural plunges are promoted through the recovery of symbols, myths and events that are striking to the Chicana/o collectivity, showing that this term does not encompass a homogeneous group, but that in spite of having common issues, there are still many internal inequalities, especially regarding the woman’s condition. The identity issue in Corpi escapes from an essential conception, being taken as a process in continuous construction in the relation of elements such as gender, ethnicity, memory and history, and also of the representation and discursive resources in constant dynamics, in a context that is strongly marked by hybridity, the space of the Mexico-United States border. Gloria is a detective who is deviant from the standard norm, based on rationality, since her investigative method involves her emotional and even her spiritual side, as she manifests a kind of clairvoyance, or extrasensory perception, which is presented in the form of intuitions, dreams and visions. Thus, various binarisms are problematized, creating alternative perspectives for the purpose of transcending oppression and engaging in cultural resistance. I intend to observe the development of the protagonist throughout the three works and also to analyze other female characters of relevance to the question of feminine Chicana identity, besides examining aspects of the social context, outlining the main features of the Chicana/o culture and history addressed by the author. From the paths pointed out by the works, relevant conceptual dialogues are established on the theoretical scopes of Chicana/o studies, cultural studies, feminism, postcolonial studies, decolonial studies and criminal fiction, raising questions that lead to reflection on the role of crime literature in the contemporary scenario, highlighting detective fiction as a space of criticism and denunciation-
Descrição: dc.description142f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação feminina-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura chicana-
Palavras-chave: dc.subjectFicção detetivesca-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica americana-
Palavras-chave: dc.subjectCorpi, Lucha, 1945--
Palavras-chave: dc.subjectIden-
Palavras-chave: dc.subjectFeminino-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Palavras-chave: dc.subjectFeminine representation-
Palavras-chave: dc.subjectChicana literature-
Palavras-chave: dc.subjectDetective fiction-
Título: dc.titleInvestigando Sombras, Iluminando Crimes: a construção identitária feminina na ficção detetivesca chicana de Lucha Corpi-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.