Uma avaliação do Twitter baseada em princípios éticos de privacidade, segurança, explicabilidade, não-discriminação e promoção de valores humanos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
Autor(es): dc.contributorPereira, Roberto-
Autor(es): dc.contributorBernardini, Flavia Cristina-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, João Vítor Monteiro Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22788-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771890-
Descrição: dc.descriptionO aumento do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no século 21, principalmente a Internet, faz surgir e crescer o fenômeno do Big Data e das redes sociais. Este fenômeno está diretamente relacionado à participação ativa das redes sociais na geração de enormes quantidades de dados ao redor do mundo. Para que todo esse volume de dados seja útil e crie benefícios para a sociedade e organizações, é preciso realizar processos e análises de dados que fazem uso de Inteligência Artificial, Inteligência de Negócios e outras práticas. Dessa forma, as organizações que gerenciam as redes sociais são capazes, por exemplo, de melhorar o serviço oferecido para seus usuários. Entretanto, esses processos e análises podem gerar experiências de uso negativas para as milhões de pessoas usuárias das redes sociais, como por exemplo, o contato com discursos de ódio na rede social, a comercialização de dados não-consentida pelos usuários e a disseminação em massa de notícias falsas dentro da rede social. Portanto, o monitoramento constante de possíveis problemas ainda não percebidos pelas pessoas usuárias, projetistas e desenvolvedoras da rede social é necessário, a fim de corrigi-los o quanto antes e evitar uma experiência de uso negativa. Este estudo investigou a rede social Twitter, avaliando a comunicabilidade do Twitter sobre os seguintes princípios éticos para Inteligência Artificial: privacidade, segurança, explicabilidade, transparência, não-discriminação e promoção de valores humanos, além de como os usuários percebem (ou não) esses princípios éticos e o entendimento deles sobre ética. Esses objetivos foram atingidos por meio de dois estudos: i) exploração da comunicabilidade do Twitter com a aplicação do Método de Inspeção Semiótica guiada pelos princípios éticos para Inteligência Artificial; ii) pesquisa (survey) com usuários do Twitter para identificar suas percepções sobre problemas éticos que eles encontram durante o uso desta rede social. Os principais resultados indicam potenciais violações éticas causadas pelo design do Twitter, além de revelar o entendimento sobre o que é ética para as pessoas usuárias do Twitter e a influência de Inteligência Artificial no processo de violação de princípios éticos-
Descrição: dc.descriptionThe increased use of Information and Communication Technologies in the 21st century, mainly the Internet, creates and grows the Big Data phenomenon and social networks. This phenomenon is directly related to the active participation of social networks in creating vast quantities of data worldwide. For this data to be helpful and create benefits and solve Artificial Intelligence, Business Intelligence, and other practices. Therefore, the organizations that manage their social networks can, for example, improve the services offered to their users. However, these practices can develop negative user experiences to millions of social network users, such as the contact with hate discourses in social networks, commercialization of user data without consent from the users, and massive spread of fake news inside the social network. Thus, monitoring potential problems not yet noticed by the users, designers, or developers of the social network is necessary to fix them as soon as possible to avoid a negative user experience. This study investigated the social network Twitter, evaluating the communicability of Twitter on the following ethical principles for Artificial Intelligence: privacy, security, explanability, transparency, non-discrimination and promotion of human values, in addition to how users perceive (or not) these ethical principles and their understanding of ethics. This objective was achieved through two studies: i) exploring some already known Twitter problems with the Semiotic Inspection Method oriented by ethical principles for Artificial Intelligence; ii) a survey with Twitter users to identify which ethical issues they encounter during the use of the social network. The main results indicate many ethical problems that Twitter's design does not prevent, besides revealing the Twitter users' understanding of ethics and the influence of Artificial Intelligence in the infringement of the ethical principles.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia semiótica-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectInteração humano-computador-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectInteração homem-máquina-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotic engineering-
Palavras-chave: dc.subjectEthics-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectHuman-computer interaction-
Título: dc.titleUma avaliação do Twitter baseada em princípios éticos de privacidade, segurança, explicabilidade, não-discriminação e promoção de valores humanos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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