
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kronemberger, Thais Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lanzara, Arnaldo Provasi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kraemer, Carlos Frederico Bom | - |
| Autor(es): dc.creator | Sifuente, Leticia Zikan do Nascimento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:30:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:30:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23216 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771883 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo insere-se na temática sobre o Terceiro Setor e tem como principal objetivo analisar as principais mudanças entre o poder público e as organizações da sociedade civil introduzidas pelo novo marco regulatório, representado pela Lei nº 13.019/2014. Para tanto, é realizada uma análise da legislação e uma contextualização histórica sobre o terceiro setor. O Terceiro Setor pode ser compreendido como o conjunto de organizações privadas que buscam a produção de serviços públicos em prol das necessidades coletivas (FERNANDES, 1994). Tem como principais formas jurídicas as leis de nº 3.071/16, nº 091/35, nº 3.577/59, nº 9.790/99, além de diversos decretos e outros aparatos jurídicos. A pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo exploratória, adotou a coleta de dados em fontes bibliográficas e documentais tendo a análise dos dados seguido a forma descritivo-explicativa. Os resultados apontam que, devido à complexa rede jurídica, o Terceiro Setor encontrava-se com uma frágil legislação para sua atuação até a criação da Lei nº 13.019/14, em que novos instrumentos, como o termo de fomento, o termo de colaboração e o acordo de cooperação foram estabelecidos para regulação da atuação junto ao Estado. Porém, mesmo com o avanço apresentado por essa nova normativa, nem todas as questões do Terceiro Setor conseguiram ser resolvidas uma vez que a legislação atual dispõe apenas da relação com a administração pública. As organizações da sociedade civil reivindicam que a legislação que as regule seja mais completa, apresentando o reconhecimento de sua contribuição para a democracia e para o desenvolvimento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Volta Redonda | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Terceiro setor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei nº 13.018/2014 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organização da sociedade civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Legislação | - |
| Título: dc.title | O terceiro setor no Brasil: contexto histórico e as principais mudanças trazidas pelo novo marco regulatório Lei nº 13.019/2014 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: