Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Camila Valente de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:30:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:30:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9837 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771876 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem como intuito indagar sobre a importância do PIBID na formação do professor de Sociologia da Escola Básica. Para realização deste, fez-se necessário uma investigação teórica, acompanhada de um estudo de campo, com a finalidade de buscar maiores informações para desenhar a reflexão em questão. Utilizou-se como objeto de estudo da pesquisa a formação à docência em Sociologia e o acompanhamento do Subprojeto PIBID de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, coordenado pelo professor doutor Paulo Pires de Queiroz, na cidade de Niterói/RJ. O artigo destaca a importância do dialogo entre a teoria e a prática na formação do professor, a importância que traz, e que constrói, desta forma, um professor reflexivo. Quanto mais cedo houver esse diálogo entre a teoria e a prática, mais preparado o professor estará para enfrentar as adversidades da sala de aula. É necessário vivenciar, no processo de formação inicial, o chão da escola básica. Não só se fazendo presente na escola enquanto mero observador, mas, envolvendo-se e participando das atividades escolares e praticando o ofício da docência no cotidiano da escola. E para que essa aproximação seja mais intensa, percebe-se a importância do PIBID na formação do professor de Sociologia da Escola Básica | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Niterói (RJ) | - |
Título: dc.title | O PIBID e a formação do professor de sociologia da escola básica do estado do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: