O PIBID e a formação do professor de sociologia da escola básica do estado do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Camila Valente de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9837-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771876-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como intuito indagar sobre a importância do PIBID na formação do professor de Sociologia da Escola Básica. Para realização deste, fez-se necessário uma investigação teórica, acompanhada de um estudo de campo, com a finalidade de buscar maiores informações para desenhar a reflexão em questão. Utilizou-se como objeto de estudo da pesquisa a formação à docência em Sociologia e o acompanhamento do Subprojeto PIBID de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, coordenado pelo professor doutor Paulo Pires de Queiroz, na cidade de Niterói/RJ. O artigo destaca a importância do dialogo entre a teoria e a prática na formação do professor, a importância que traz, e que constrói, desta forma, um professor reflexivo. Quanto mais cedo houver esse diálogo entre a teoria e a prática, mais preparado o professor estará para enfrentar as adversidades da sala de aula. É necessário vivenciar, no processo de formação inicial, o chão da escola básica. Não só se fazendo presente na escola enquanto mero observador, mas, envolvendo-se e participando das atividades escolares e praticando o ofício da docência no cotidiano da escola. E para que essa aproximação seja mais intensa, percebe-se a importância do PIBID na formação do professor de Sociologia da Escola Básica-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectEscola básica-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Título: dc.titleO PIBID e a formação do professor de sociologia da escola básica do estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.