Vídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorMotta, Carlos Eduardo Mathias-
Autor(es): dc.contributorBarrelo Jr, Nelson-
Autor(es): dc.creatorCardozo, Bárbara Barroso Issa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23678-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771874-
Descrição: dc.descriptionOs vídeos de curta duração para o Ensino de Física são amplamente utilizados, uma vez que são de fácil acesso e permitem mostrar experimentos e fenômenos físicos que muitas vezes não podem ser realizados em sala por condições adversas. Tendo em vista que a maioria dos vídeos para o Ensino de Física contém uma explicação por de trás do fenômeno apresentado, o uso de vídeos acaba se restringindo ao ensino tradicional, pois não permite que os estudantes questionem e cheguem às suas próprias conclusões sobre o fenômeno. Neste trabalho foram produzidos 6 vídeos, e apenas metade são para a utilização com os alunos e a outra metade é voltada para os docentes. Os vídeos para serem reproduzidos em sala de aula não possuem explicação dos fenômenos, visando que os alunos possam elaborar suas próprias hipóteses respondendo às perguntas feitas no vídeo. Os vídeos de uso exclusivo dos professores contêm sugestões didáticas para aulas não tradicionais, como por exemplo efetuar pausas para que os alunos possam expor suas concepções prévias, hipóteses e opiniões. O professor é orientado a promover discussões de modo com que as concepções prévias possam ser confrontadas pelos alunos. Sugerimos alguns experimentos complementares aqueles apresentados nos vídeos e que podem ser feitos em sala de aula. No final de todas as atividades os alunos devem participar de uma discussão com toda a turma e depois fazer uma atividade escrita individual sobre o tema da aula, onde podemos verificar a compreensão dos alunos sobre a discussão e atividades feitas em grupo. Desta forma acreditamos que o aluno pode ser o protagonista de seu próprio aprendizado. Devido à pandemia da SARSCOV-2 e às medidas restritivas para controle da pandemia, não foi possível aplicar os vídeos em sala de aula, sendo esta uma medida que pode ser feita em trabalhos futuros.-
Descrição: dc.descriptionShort videos for the teaching of Physics is widely used, as they are easily accessible and allow showing experiments and physical phenomena that often cannot be performed in a classroom due to adverse conditions. Given that most videos for Physics Teaching contain an explanation behind the phenomenon presented, the use of videos ends up being restricted to traditional teaching, as it does not allow students to question and reach their own conclusions about the phenomenon. In this work, 6 videos were produced, and only half are for use with students and the other half is for teachers. The videos to be played in the classroom do not have an explanation of the phenomena, so that students can elaborate their own hypotheses by answering the questions asked in the video. The videos for the exclusive use of teachers contain didactic suggestions for non-traditional classes, such as taking breaks so that students can expose their previous conceptions, hypotheses and opinions. The teacher is guided to promote discussions so that previous conceptions can be confronted by students. We suggest some complementary experiments to those presented in the videos and that can be done in the classroom. At the end of all activities, students must participate in a discussion with the whole class and then do an individual written activity on the topic of the class, where we can check the students' understanding of the discussion and group activities. In this way, we believe that the student can be the protagonist of their own learning. Due to the SARS COV-2 pandemic and the restrictive measures to control the pandemic, it was not possible to apply the videos in the classroom, which is a measure that can be taken in future works.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVídeos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectFenômenos Luminosos-
Palavras-chave: dc.subjectVídeos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectFenômenos Luminosos-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectVideos for Physics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInquiry-based Learning-
Palavras-chave: dc.subjectLuminous Phenomena-
Título: dc.titleVídeos de curta duração como recurso didático no ensino de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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