Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Daniel Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9425925721844499 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Fernando de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4982119146423529 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Maria Goretti A. | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3927189269530905 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4341900195511782 | - |
Autor(es): dc.creator | Higino, Monique Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:30:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:30:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28681 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771821 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca estudar a utilização do recurso didático presente em todas as salas de aula: o quadro e giz. O quadro e giz é um dos recursos visuais mais utilizados em sala de aula e muitas vezes utilizado de maneira questionável, ou em excesso sem a utilização de outros recursos para complemento. Para a realização deste trabalho foi realizada uma busca no Google Acadêmico e uma pesquisa quali-quantitativa com a intenção de entender o que os alunos, professores e gestores pensam de seu uso e como ele é utilizado. Também foram realizadas visitas em algumas escolas do Município de Santo Antônio de Pádua, RJ a fim de entender alguns tipos de sala de aula onde se encontra o quadro e giz. Buscamos também trazer a história desse recurso e as necessidades de sua época e fazer um paralelo com o tempo de hoje. Por fim, procuramos instruir os educadores para que eles façam o uso do quadro e giz de forma que seu uso seja potencializado. | - |
Descrição: dc.description | This work seeks to study the use of the didactic resource present in all classrooms: the blackboard and chalk. The blackboard and chalk is one of the most used visual aids in the classroom and often in a not very convenient way, or used in excess without the use of other resources to complement it. To carry out this work, a Google Scholar search and a qualitative and quantitative research were carried out with the intention of understanding what students, teachers and managers think of its use and how it is used. Visits were also made to some schools in the municipality of Santo Antônio de Pádua, RJ, in order to understand some types of classrooms where the blackboard and chalk are located. We also seek to bring the history of this resource and the needs of its time and make a parallel with today's time. Finally, we seek to instruct educators so that they make use of the blackboard and chalk so that their use is enhanced. | - |
Descrição: dc.description | 104 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | quadro e giz | - |
Palavras-chave: dc.subject | professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | recurso visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | blackboard and chalk | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher | - |
Palavras-chave: dc.subject | didatic resource | - |
Palavras-chave: dc.subject | visual resource | - |
Palavras-chave: dc.subject | classroom | - |
Título: dc.title | QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: