Pedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorSantos, Andréa Pessôa dos-
Autor(es): dc.contributorOrzeshowski, Suzete Terezinha-
Autor(es): dc.creatorSantos, Angela Cristina Gualine dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23772-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771819-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação, com base na metodologia de pesquisa-formação, é fruto da investigação realizada por meio de oficina e do diálogo entre os professores da Escola Municipal Pastor José Augusto Grassini; e na concepção da Pedagogia Social, pela qual busquei compreender a produção dos fazeres e dos saberes pedagógicos na contemporaneidade. A proposta percorreu o espaço, o tempo e o modo como acontece a prática pedagógica, indagando qual significado esta traz para o cotidiano e como se mantém diante das mudanças ocorridas no mundo globalizado, as quais impactaram na minha formação pessoal e acadêmica. Foram utilizados o diálogo mediador, as rodas de conversas e a oficina com determinados professores, sendo esta inspirada na pesquisa-formação, com abordagem narrativa, e nos aportes teóricos da Pedagogia Social, em interlocução com textos e contextos dos sujeitos da pesquisa, que compreendem a pesquisadora e mais dez professores da unidade escolar mencionada. Considerando sermos seres em construção e em convivência com outros indivíduos da mesma natureza incompleta, fica evidente que precisamos ser pensados a partir da complexidade humana. Desse modo, o marco teórico da pesquisa ancorou-se em Paulo Freire, Michel Certeau e Margareth Martins. Os achados da pesquisa apontaram para a força do contexto e a presença de possibilidades representadas nas falas dos envolvidos, explicitando os atravessamentos históricos, culturais e sociais que constituem os processos de reflexão no fazer pedagógico.-
Descrição: dc.descriptionLa presente disertación basada en la metodología de formación de la investigación es el resultado de la investigación llevada a cabo a través de un taller y el diálogo entre los maestros de EM Pr. José Augusto Grassini, y en la concepción de la Pedagogía Social, donde busqué comprender la producción de conocimientos y prácticas pedagógicas en esta época contemporánea. La propuesta pasó por el espacio, el tiempo y cómo sucede la práctica pedagógica, qué significado trae a la vida cotidiana. En vista de los cambios que ocurrieron en el mundo globalizado, qué impacto trajeron a mi formación personal y académica. Utilicé el diálogo mediador, rondas de conversaciones y un taller con los maestros de esa escuela, inspirado en la formación de la investigación, con un enfoque narrativo y las contribuciones teóricas de la Pedagogía Social en el diálogo con textos y contextos, de los temas de la investigación que incluye: Yo y diez maestros más de esa escuela. Considerando que somos seres en construcción y que en convivencia con otros seres de la misma naturaleza incompleta, es evidente que debemos pensar desde la complejidad humana. Por lo tanto, el marco teórico de la investigación se basó en Paulo Freire (1987) (2018), Michel Certeau (2014), Margareth Martins (2015). Los resultados de la investigación señalaron la fortaleza del contexto y la presencia de posibilidades representadas en los discursos de los involucrados, explicando los cruces históricos culturales y sociales que constituyen los procesos de reflexión y práctica pedagógica.-
Descrição: dc.description204f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Social-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducación-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogía Social-
Palavras-chave: dc.subjectFormación Docente-
Título: dc.titlePedagogia social em uma visão transdisciplinar como estratégia para formação continuada docente-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.