Análise de um movimento utilizando o aplicativo VidAnalysis Free

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Jorge Simões de Sá-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.contributorMoura, Diego Barbosa-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gleytton Figueiredo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771797-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem por intuito realizar uma pequena, porém significativa, contribuição para uma área que vem crescendo dia após dia, o uso de smartphones em prol da educação. Um dispositivo com vários sensores pode ser utilizado para incrementar as aulas e chamar atenção dos alunos para uma Física que vai muito além das fórmulas. Para tais fins, aplicativos desenvolvidos por empresas, ou até mesmo por pessoas físicas ou universidades, foram desenvolvidos para explorar esses sensores e podem ser úteis para ministrar uma aula de Física. Dentre tantas opções, o aplicativo utilizado pelo autor em seu experimento foi o VidAnalysis. A partir desse aplicativo para o sistema operacional Android, todos os experimentos mencionados nesse trabalho foram realizados. Neste trabalho também se encontram métodos de análise de dados computacionais, que foram disponibilizados para os três sistemas operacionais mais conhecidos, e métodos de análise manual que exigem cálculos simples execução e interpretação-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this work is to present a short contribution to an area that has been growing lately, the usage of smartphones as a substitute for data acquisition equipment in the high school lab. A device with multiple sensors can be used to transform class work and call the attention of the students to a Physics that goes way beyond formulas. Applications that use these sensors are now available, developed by private enterprises as well as by individuals and universities, and can be useful to transform class environment and help students to get a quantitative grasp on physical phenomena. The app chosen for this work was VidAnalysis. The experiments here reported used this app, running on an Android platform. We also show computational methods for working with the data generated by the app, as well as manual techniques that require simple calculations for its implementation and interpretation-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectSmartphones-
Palavras-chave: dc.subjectVidAnalysis-
Palavras-chave: dc.subjectAndroid-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectSmartphones-
Palavras-chave: dc.subjectAndroid-
Palavras-chave: dc.subjectVidAnalysis-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSmartphones-
Palavras-chave: dc.subjectVidAnalysis-
Palavras-chave: dc.subjectAndroid-
Título: dc.titleAnálise de um movimento utilizando o aplicativo VidAnalysis Free-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.