Análise da gestão em clubes futebolísticos brasileiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, João Alberto Neves dos-
Autor(es): dc.contributorFaria, Ivando Silva de-
Autor(es): dc.contributorAlonso, Fabio Roberto Bárbolo-
Autor(es): dc.creatorLacerda, Victoria Ramos Velasco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771796-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve por objetivo central analisar os modelos de gestão presentes em clubes brasileiros de futebol, e compará-la com os modelos europeus. Esse estudo se justifica por diversos fatores, como o amor do Brasil pelo futebol, a influência que o esporte tem em culturas e regiões do país, e devido aos esforços para a transformação dos clubes em empresas. Foi realizado um levantamento de informações e documentos acerca dos novos projetos de lei sobre o assunto, para entender a legislação e como funciona a organização dos clubes. A análise desses dados não provou a eficiência do clube-empresa, e, comparando com os modelos europeus, não houve uma conclusão assertiva sobre a superioridade ao modelo de Associação. Contudo, foi possível demonstrar a força de alguns governos, a necessidade de investimento no futebol brasileiro, dentre outros pontos. O estudo de fato contribui para criar novas indagações acerca do real motivo para a resistência de clubes e da Confederação Brasileira de Futebol acerca da mudança para o modelo de empresa.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this research was to analyze the management models present in Brazilian soccer clubs, and compare it with European models. This study is justified by several factors, such as Brazil's love of football, the influence that sport has on cultures and regions of the country, and due to efforts to transform clubs into companies. A survey of information and documents on the new bills on the subject was carried out to understand the legislation and how it works the organization of clubs. The analysis of this data did not prove the efficiency of the club-company, and, comparing with the European models, there was no assertive conclusion about the superiority to the Association model. However, it was possible to demonstrate the strength of some governmentsthe need for investment in Brazilian football, among other points. The study actually contributes to creating new questions about the real reason for the resistance of clubs and the Brazilian Football Confederation regarding the change to the company model.-
Descrição: dc.description29 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectClube-empresa-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectLei-
Palavras-chave: dc.subjectGestão-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectClube esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresa-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação-
Palavras-chave: dc.subjectClub-company-
Palavras-chave: dc.subjectSoccer-
Palavras-chave: dc.subjectLaw-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Título: dc.titleAnálise da gestão em clubes futebolísticos brasileiros-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.