Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paixão, Rita Leal | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1541026629596914 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribas, José Antonio Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6254832314937540 | - |
Autor(es): dc.contributor | Maróstica, Elisabeth | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9474048918939986 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9772384566774814 | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Caio Cesar de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:30:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:30:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27360 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771794 | - |
Descrição: dc.description | Estereotipias consistem em comportamentos repetitivos de modo invariável, sem nenhum tipo de função para o indivíduo que está executando. Esse comportamento pode ser desencadeado por situações de estresse crônico promovido por fatores ambientais, e no caso de animais silvestres presentes em espaços de conservação como jardins zoológicos, por exemplo, essas anomalias comportamentais podem ser notadas com certa facilidade. Em vista disso, o bem-estar animal vem se tornando um dos principais pilares para a conservação de animais silvestres dentro desses espaços com a finalidade de reabilitar certas espécies, algumas em perigo de extinção, para poder, assim, preservar e conservar a fauna brasileira. O estudo contou com uma análise bibliográfica aprofundada utilizando as bases de dados Periodicos Capes e Scielo com o objetivo de mapear o crescimento da abordagem do tema “estereotipia” dentro de espaços brasileiros de conservação nos últimos 10 anos, além de discutir os 15 artigos selecionados de acordo com as espécies estudadas e os enriquecimentos ambientais implementados, caso presentes. O estudo concluiu que o crescimento da abordagem científica sobre estereotipias dentro desses espaços pode ser influenciada por diversos fatores e que é preciso levar em consideração o estudo comportamental para se obter a perpetuação das espécies por se tratar de um aspecto holístico, não apenas neurofisiológico | - |
Descrição: dc.description | Stereotypies consist of repetitive behaviors invariably, without any kind of function for the individual who is performing. This behavior can be triggered by situations of chronic stress promoted by environmental factors, and in the case of wild animals present in conservation spaces such as zoos, for example, these behavioral anomalies can be noticed with some ease. In view of this, animal welfare has become one of the main pillars for the conservation of wild animals within these spaces in order to rehabilitate certain species, some in danger of extinction, in order to preserve and conserve the Brazilian fauna. . The study included an in-depth bibliographical analysis using the Periodicos Capes and Scielo databases with the objective of mapping the growth of the approach to the theme “stereotypy” within Brazilian conservation spaces in the last 10 years, in addition to discussing the 15 articles selected from according to the species studied and the environmental enrichments implemented, if present. The study concluded that the growth of the scientific approach to stereotypes within these spaces can be influenced by several factors and that it is necessary to take into account the behavioral study to obtain the perpetuation of the species because it is a holistic aspect, not just neurophysiological | - |
Descrição: dc.description | 47 f. | - |
Formato: dc.format | application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar do animal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse | - |
Título: dc.title | Anomalias comportamentais em animais: uma investigação sobre a abordagem de estereotipias de animais silvestres em espaços brasileiros de conservação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: