A importância do ensino de Libras para os discentes do bacharelado em Biblioteconomia: uma reflexão necessária

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGermano Júnior, Manoel Messias Soares-
Autor(es): dc.creatorSantos, Thaiana Barros dos-
Autor(es): dc.creatorSouza, Claudia Barbosa dos Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12715-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771791-
Descrição: dc.descriptionGTI – Educação, Política e Sociedade-
Descrição: dc.descriptionPesquisa que objetivou relatar a importância da obrigatoriedade da disciplina Libras para estudantes do bacharelado em Biblioteconomia, como forma de aquisição de competências que visam ao atendimento aos usuários surdos. Relata através de revisão de literatura na área de Pedagogia, além de código de ética do CFB e IFLA, que tal disciplina é fator inclusivo e comunicacional para aqueles que deles utilizam. Reafirma o caráter social da biblioteconomia que tem como objetivo o acesso aos bens culturais e a promoção da cidadania àqueles que em muitos momentos são invisíveis socialmente. Mapeia e demonstra as universidades que dispõe de tal disciplina nos cursos de graduação. Propõe da necessidade urgente de inserção desta disciplina como obrigatória. Destaca a atuação do bibliotecário como agente de transformação social.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to report the importance of the compulsory Libras for students of the baccalaureate in Librarianship, as a way of acquiring skills that aim at attending deaf user. It reports through literature review in the area of Pedagogy, in addition to the code of ethics of the CFB and IFLA, that such discipline is an inclusive and communicational factor for those who use them. It reaffirms the social character of librarianship which has as its objective the access to cultural goods and the promotion of citizenship those who are at times invisible socially. Map and demonstrate the universities that have such discipline in undergraduate courses. It proposes the urgent need to insert this discipline as compulsory. It emphasizes the action of the librarian as agent of social transformation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherN/A-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia Social-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarianship-
Palavras-chave: dc.subjectPounds-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Librarianship-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Título: dc.titleA importância do ensino de Libras para os discentes do bacharelado em Biblioteconomia: uma reflexão necessária-
Título: dc.titleThe importance of the teaching of LIBRAS to the students of the bachelor in Librarianship: a necessary reflection-
Tipo de arquivo: dc.typeAnais de Evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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