Representações da cultura brasileira contemporânea em materiais didáticos de PLE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJúdice, Norimar Pasini Mesquita-
Autor(es): dc.contributorCPF:56398695622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Patrícia Maria Campos de-
Autor(es): dc.contributorCPF:45809731122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2244258038317959-
Autor(es): dc.contributorIsola, Regina Dell-
Autor(es): dc.contributorCPF:15368956922-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.contributorMonnerat, Rosane Santos Mauro-
Autor(es): dc.contributorCPF:24598679522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700829H0-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Adriana Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:30:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:30:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18929-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771780-
Descrição: dc.descriptionThis study examines the way Brazilian contemporary culture is approached in the teaching of Portuguese as a Foreign Language, through the analysis of cultural components from coursebooks edited in Brazil. It was researched, among the materials published in the last two decades, a group of textbooks by the same authors and directed to similar kinds of public, so that the selection and approach of their cultural components could be compared.The evaluation of the samples selected from these materials revealed the beginning of a process in which their cultural components are approached in accordance with paradigms established in recent theories of cultural representation.These theories have been generated since the 90´s, in the context of the so called latest period of globalization.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga a abordagem da cultura brasileira contemporânea no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), por meio da análise de tópicos culturais contidos em materiais didáticos (MDs) editados no Brasil. Foi pesquisado, dentre os livros-texto publicados nas últimas duas décadas, um conjunto de obras de mesma autoria e direcionadas a públicos-alvo semelhantes a fim de que fossem comparadas a seleção e abordagem de seus componentes culturais. A avaliação das amostras selecionadas nesses materiais revelou o início de um processo de vinculação da escolha e do enfoque de seus conteúdos a paradigmas derivados de teorias de representação cultural surgidas no contexto da recente intensificação da globalização, a partir dos anos 90.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês para estrangeiro-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFalante estrangeiro-
Palavras-chave: dc.subjectCultura brasileira contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XX-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese for foreigners-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian contemporary culture-
Palavras-chave: dc.subjectMaterials for language teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleRepresentações da cultura brasileira contemporânea em materiais didáticos de PLE-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.