Emoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.creatorSilva, Daniely Andrade da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22609-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771758-
Descrição: dc.descriptionOs estudos de Piaget, Cury, Goleman, Wallon e Rogers mostram que as emoções fazem parte da rotina e do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do ser humano. A partir destes referenciais, este trabalho defende a necessidade da educação emocional nas escolas. Trata-se de um relato de experiência que busca contribuir positivamente e estimular ações educativas voltadas para a identificação das emoções, sentimentos e expressões na Educação Infantil, que é a primeira etapa da educação básica e o início da socialização e formação de sujeitos potentes e autores de suas próprias histórias. Este trabalho traz, pois, uma descrição das etapas, do planejamento à execução, do projeto “Quebra-cabeça emocional: as emoções que fazem parte de mim”, realizado em turma de Educação Infantil no município de Miracema, cidade do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro, voltado para evidenciar a voz ativa da criança no seu processo de desenvolvimento na educação infantil-
Descrição: dc.descriptionStudies by Piaget, Cury, Goleman, Wallon and Rogers show that emotions are part of the routine and cognitive, social and affective development of the human being. Based on these references, this paper defends the need for emotional education in schools. This is na experience report that seeks to contribute positively and stimulate educational actions aimed at identifying emotions, feelings and expressions in early childhood education, which is the first stage of basic education and the beginning of socialization and formation of powerful subjects and authors. from your own stories. Thus, this paper presents a description of the stages, from planning to execution, of the project “Emotional puzzle: the emotions that are part of me”, carried out in a kindergarten class in Miracema, Northwest Fluminense city of the state of Rio de Janeiro, aimed at highlighting the active voice of children in their development process in early childhood education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções-
Palavras-chave: dc.subjectEducação emocional-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Palavras-chave: dc.subjectEmotions-
Palavras-chave: dc.subjectEmotional education-
Título: dc.titleEmoções na sala de aula: reflexões sobre ensino, aprendizagem e afetos na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.