As ginásticas na produção acadêmica da Educação Física: uma breve revisão de Literatura de 2000 a 2019

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otavio Neves-
Autor(es): dc.creatorCaetano, Maria Clara Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26636-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771750-
Descrição: dc.descriptionTrata-se de uma breve revisão de literatura com objetivo de analisar a produção acadêmica, no campo da Educação Física, sobre a temática do ensino das Ginásticas no âmbito escolar. O estudo amparou-se, teoricamente, na metodologia do Estado da Arte e fez uso da Análise de Conteúdo para a interpretação dos dados. A revisão teve como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 2000 e 2019 pelo fato da intensificação da produção acadêmica em Educação Física se dar a partir no final dos anos 1980. As fontes de consulta exploradas foram os periódicos Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática e Revista Brasileira das Ciências do Esporte e os Anais do GTT Escola do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE). Os resultados revelaram número significativo de produções sobre a temática, todavia, também, expressaram ausência do conteúdo Ginásticas nas aulas de Educação Física não total, por haver intervenções em algumas escolas, mas tendo como base os estudos há ausência.-
Descrição: dc.descriptionThis is a brief literature review with the objective of analyzing the academic production, in the field of Physical Education, on the theme of teaching Gymnastics at school. The study was theoretically based on the State of the Art methodology and made use of Content Analysis for the interpretation of data. The revision had as a temporal cutout the period between 1990 and 2000 due to the fact that the intensification of the academic production in Physical Education started in the late 1980s. The sources of consultation explored were the periodicals Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática and Revista Brasileira das Ciências do Esporte and the Annals of the GTT Escola of the Brazilian Congress of Sports Sciences (CONBRACE). The work Physical Education: European Roots and Brazil (SOARES, 2012) had special importance in building the theoretical support of this study. The results revealed a significant number of productions on the subject, however, they also expressed the absence of Gymnastics content in Physical Education classes.-
Descrição: dc.description53 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino das ginásticas-
Palavras-chave: dc.subjectGinásticas-
Palavras-chave: dc.subjectGinástica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching gymnastics-
Palavras-chave: dc.subjectGymnastics-
Título: dc.titleAs ginásticas na produção acadêmica da Educação Física: uma breve revisão de Literatura de 2000 a 2019-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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