Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Vitor Manoel Marques da-
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Carolina Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29373-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771749-
Descrição: dc.descriptionTrata da difusão em arquivos com o objetivo de investigar as acepções da temática nos currículos atuais dos cursos de bacharelado em Arquivologia ofertados na região sudeste. Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica de abordagem exploratória- descritiva, conforme Gil (2017) e Marconi e Lakatos (2003). Discute as abordagens da difusão na Arquivologia a partir de obras de referência e dos trabalhos de autores como Aldabalde e Rodrigues (2015), Bellotto (2006), Chaves (2017), Martendal e Silva (2020b) e Rockembach (2015). Trata do histórico dos cursos de graduação da área com base nas pesquisas de Ferreira e Konrad (2017), Pazos (2019) e Tanus e Araújo (2013). Identifica investigações anteriores sobre os currículos de ensino superior da Arquivologia, como as realizadas por Duarte e Costa (2019), Martendal (2018), bem como Sousa e Oliveira (2014). Emprega no trabalho com os currículos a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016). Utiliza as categorias “difusão na perspectiva da mediação direta” e “difusão na perspectiva da mediação indireta”, diferenciadas pela ideia da participação ativa do usuário. Reconhece a menor representatividade da temática difusão no curso da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, o de maior carga horária. Observa que na Universidade Federal do Espírito Santo e na Universidade Federal de Minas Gerais as duas categorizações de difusão são abordadas de forma equilibrada. Pondera que no curso da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro a difusão é mais abordada em disciplinas optativas. Conclui que a temática deve ser inserida de forma ampla nos currículos para propiciar o reconhecimento do aspecto social dos arquivos e profissionais por parte da sociedade. Indica que o processo de revisão pelo qual os currículos têm passado nos últimos anos pode resultar em maior presença do tema difusão, como analisado na Universidade Federal Fluminense.-
Descrição: dc.descriptionThis undergraduate thesis refers to archival outreach, aimed at investigating the meanings of this topic within current curricula of bachelor’s degree courses in Archival Science held in Southeastern region of Brazil. Methodologically, it is characterized as a bibliographical exploratory–descriptive research, according to Gil (2017) and Marconi and Lakatos (2003). It discusses archival outreach approaches from reference works by authors such as Aldabalde and Rodrigues (2015), Bellotto (2006), Chaves (2017), Martendal e Silva (2020b) and Rockembach (2015). This paper further deals with the history of undergraduate course within this field based on the research made by Ferreira and Konrad (2017), Pazos (2019), as well as Tanus and Araújo (2013). It identifies previous investigations related to Archival Science higher education curricula, such as those carried out by Duarte and Costa (2019), Martendal (2018), and also Sousa and Oliveira (2014). The content analysis technique by Bardin (2016) is employed during the curricula research. This paper also uses the categories “outreach from direct mediation perspective” and “outreach from indirect mediation perspective”, differentiated by the idea of active user participation. It finds a lesser representativeness of outreach in the course held by Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, which has the highest-class hours. It also observes that Universidade Federal do Espírito Santo and Universidade Federal de Minas Gerais provides both outreach categories in a balanced manner. It contemplates that the course held at Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro mostly addresses outreach topics in optional subjects. It concludes that this theme must be widely provided in higher education curricular in order to promote the acknowledgement of the social aspect of archives and their professionals by the society. It further claims that the review processes under which the curricula have been through over the last years may result in a greater presence of archival outreach topics, as seen in Universidade Federal Fluminense.-
Descrição: dc.description64 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDifusão em arquivos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de arquivologia-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Arquivologia-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectRegião sudeste (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectArchival outreach-
Palavras-chave: dc.subjectArchival education-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Título: dc.titleDifusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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