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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jader Janer Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Ostetto, Luciana Esmeralda | - |
Autor(es): dc.contributor | Kpoholo, Sènakpon Fabrice Fidèle | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luiz Miguel | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Angela Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:29:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:29:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23906 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771747 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa teve como objetivo compreender como a oralidade e o papel dos mestres das tradições orais se presentificam na constituição do ser humano e das sociedades, a partir da cosmovisão de algumas civilizações negras tradicionais do oeste africano, mais especificamente da região sudano-saheliana. O estudo analisa a performance do narrador tradicional africano, a fim de compreender o processo de transmissão do conhecimento nessas sociedades orais. Identifica os elementos presentes nessa metodologia de ensino particular para compreender a forma com os tradicionalistas – responsáveis pela transmissão na África tradicional - apreendem o mundo e transmitem esses conhecimentos oralmente de geração a geração. Para tanto, a pesquisa dialoga com algumas obras do filósofo africano Amadou Hampâté Bâ – centrando-se em sua obra autobiográfica Amkoullel, o menino fula - além de outros autores e autoras africanos. Também estruturam a presente pesquisa as minhas vivências com o djeli Sotigui Kouyaté e outros djeli e contadores de histórias da tradição do Manden. Com o objetivo de ampliar a compreensão da África tradicional, entrevistei africanos da região sudano-saheliana, quando pude identificar indícios que confirmam a relevância da transmissão oral, dos mestres tradicionais e dos espaços formativos tradicionais nos dias atuais. Localizei na narrativa dos mestres tradicionalistas do oeste africano, elementos que a definem não só como um mecanismo de preservação e de transmissão de conhecimentos, mas também como uma estratégia de resistência, capaz de ultrapassar as barreiras da dominação cultural e política imposta pelo colonizador. A pesquisa nasce e se edifica a partir de uma escuta ampliada que teve por base o protagonismo africano. Trata-se de um convite para algumas noites de contação de histórias, rodas de conversa ao redor de uma grande fogueira aos pês de Grandes Rochas ancestrais. | - |
Descrição: dc.description | The research aimed to understand how the strength of orality and the role of masters of oral traditions are present in the constitution of human beings and societies, from the cosmovision of some traditional black civilizations in West Africa, more specifically in the Sudano-Sahelian eco-climatic zone. The study analyses the performance of the traditional african narrator, in order to understand the process of knowledge transmission in these oral societies. It identifies the elements present in this particular teaching methodology to understand how traditionalists – responsible for transmission in traditional Africa – grasp the world and transmit this knowledge orally from generation to generation. To this end, this research dialogues with some works by the african philosopher Amadou Hampâté Bâ - focusing on his autobiographical work Amkoullel, the Fula Boy - in addition to other African authors. My experience with the djeli Sotigui Kouyaté and other djeli and storytellers from the Manden tradition also structure this research. In order to broaden my understanding of traditional Africa, I interviewed Africans from the Sudano-Sahelian eco-climatic zone, and I was able to identify evidence that confirms the relevance of the oral transmission, the traditional masters and the venues of the traditional education nowadays. In the narrative of West African traditionalist masters, I found elements that define it not only as a mechanism for preservation and transmission of knowledge, but also as a strategy of resistance, capable of challenging the barriers of cultural and political domination imposed by the colonizer. The research was born and built from an expanded listening that was based on the African protagonism. It is an invitation to a few nights of storytelling, conversation circles around a large bonfire at the feet of ancestral Grandes Rochas. | - |
Descrição: dc.description | 353f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tradições e Sociedades Orais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória Ancestral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Tradicional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infâncias Oralizadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | África Ocidental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tradição oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oeste da África | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | África ocidental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oral Traditions and Societies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ancestral Memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traditional Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oralized Childhoods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Western Africa | - |
Título: dc.title | “Rodas e fogueiras aos pés das grandes rochas” onde a escuta precede a fala: um exercício de escuta de múltiplas tradições orais do oeste africano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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