O RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI) DA SUSTENTABILIDADE NO SETOR DE FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZotes, Luis Perez-
Autor(es): dc.contributorCPF:65524873122-
Autor(es): dc.contributorNichioka, Julio-
Autor(es): dc.contributorCPF:35735735722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4307002770052164-
Autor(es): dc.contributorMainier, Fernando Benedicto-
Autor(es): dc.contributorCPF:11112311122-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707002D6-
Autor(es): dc.creatorChaves, Flávio Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771723-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT Scientific advances continue to reveal environmental risks and at the same time, the understanding of the restaurant industry on sustainability also evolves, as well as best practices and government regulations. Consumer understanding on the topic evolves also influencing their purchase decisions. In this context, many companies begin to engage in efforts to expand the sustainability of its operations, but there is ignorance and uncertainty about the return on their investments in this area. For an industry that operates on low profit margins, sustainable practices can be perceived as a high cost of implementation, becoming an impediment in the adoption of socially responsible management methodology. Several philanthropic experiments have already being successful, but it is necessary to advance the on promotion of sustainable development practices. In this scenario, this paper will discuss the current scenario of sustainability and social responsibility in the food franchise sector, establish metrics to measure return on investment (ROI) and will propose a methodology that incorporates the concept of sustainability into business strategy of companies. The aim is to show that the suggested model of a management system focused on sustainability proves profitable since the profit outlook is a powerful way to engage the private sector that needs a return on investment to mobilize resources. Based on the theory and practice analysis, aims to promote awareness of the industry to adopt this methodology.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionOs avanços científicos continuam a revelar os riscos ambientais e, ao mesmo tempo, a compreensão da indústria de restaurantes sobre a sustentabilidade também evolui, assim como as melhores práticas e as regulamentações governamentais. A compreensão do consumidor sobre o tema também evolui influenciando suas decisões de compra. Neste contexto, muitas empresas começam a empenhar-se em ampliar os esforços de sustentabilidade de suas operações, porém há desconhecimento e incertezas sobre o retorno dos seus investimentos nesta área. Para um setor que opera com margens de lucro reduzidas, as práticas sustentáveis podem ser percebidas como de alto custo de implementação, tornando-se um fator impeditivo na adoção da metodologia de gestão socialmente responsável. Várias já são as experiências de ações filantrópicas ou mesmo socioambientais bem sucedidas, mas é preciso avançar na promoção do desenvolvimento sustentável superando práticas meramente assistencialistas e pontuais. Neste contexto, este trabalho abordará o cenário atual da sustentabilidade e responsabilidade social no setor de franquias de alimentação, apresentará resultados de retorno sobre o investimento (ROI) defendendo uma metodologia de gestão que incorpore o conceito de sustentabilidade na estratégia de negócios das empresas. O objetivo é mostrar que o modelo conceitual proposto de um sistema de gestão voltado para sustentabilidade mostrase lucrativo dado que a perspectiva de lucro é uma forma eficiente de engajar a iniciativa privada. Com base na teoria e nas práticas analisadas, pretende-se promover a conscientização da indústria para adoção desta metodologia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia competitiva-
Palavras-chave: dc.subjectRetorno sobre o investimento-
Palavras-chave: dc.subjectFranquia-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectSocial responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitive strategy-
Palavras-chave: dc.subjectReturn on investment-
Palavras-chave: dc.subjectFranchise-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI) DA SUSTENTABILIDADE NO SETOR DE FRANQUIAS DE ALIMENTAÇÃO-
Título: dc.titleTHE RETURNO ON INVESTMENT (ROI) OF SUSTAINABILITY IN FOOD CHAINS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.