Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristiana Callai de | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Andrea Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Morais, Jacqueline | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Ana Isabel Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:29:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:29:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12794 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771712 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de pesquisa intitulado "A letra do medonho é sua?” Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças, buscou tecer reflexões no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita no qual a poesia aparece como potente elemento da expressão escrita das crianças no cotidiano escolar da turma do 1º ano da alfabetização na Escola Municipal Alzira Carvalho dos Santos, no município de Palma, Zona da Mata Mineira. Dialogamos a respeito das produções de poesias de crianças que ainda não sabem ler e escrever alfabeticamente, mas praticam suas "leituras de mundo" que antecedem o texto escrito e se apropriam dos usos da linguagem a partir do dialogismo da palavra. Percebemos que as crianças ao descobrirem o tecer de poesias com o que recolhem em suas leituras de mundo, sem moldes e sem amarras, elas se tornam sujeitos de sua aprendizagem, aliado a essa descoberta, descortina-se, para essas crianças, a leitura e a escrita como experiência. As discussões teóricas foram desfiadas a partir de Freire (1986, 2000, 2001, 2003, 2015), Certeau (1994), Larrosa (2016), Zaccur (1998, 2001a, 2001b, 2011), Esteban (2001, 2003), Morais (2002) Sampaio e Morais (2011), Kramer (2001). A proposta metodológica utilizada foi a partir do viés qualitativo utilizando os seguintes instrumentos para coletas de dados: observação no cotidiano da escola, conversas com as professoras e com as crianças e anotações no diário de pesquisa. A partir das anotações do Diário de Pesquisa, pudemos compreender que ao tecê-lo ampliamos nossa visão diante do mundo e diante de nós mesmos. Foi utilizado também um levantamento bibliográfico de autores que abordam sobre as temáticas: alfabetização, leitura e escrita | - |
Descrição: dc.description | This paper aimed to reflect on the teaching and learning of reading and writing, where poetry appears as a powerful element of written expression in the academic routine of children attending the first year of literacy at Alzira Carvalho dos Santos Municipal School, in Palma, state of Minas Gerais, Brazil. We discussed poetry produced by children who still have not learned how to read and write alphabetically but practice their "world view" that precedes the written text to appropriate of the use of the language that arises from the dialogism present in the word. We realized that as children start producing poetry based on their world views, unframed and unattached, they become responsible for their own learning. In addition to this discovery, children unfold the experience of reading and writing. The theoretical framework used proceeds from Freire (1986, 2000, 2001, 2003, 2015), Certeau (1994), Larrosa (2016), Zaccur (1998, 2001a, 2001b, 2011), Esteban (2001, 2003), Morais (2002) Sampaio and Morais (2011), Kramer (2001). This research used a qualitative method to analyze data collected based on the following: observation of the school’s daily routine, conversations with professors, and notes registered on the Research Notebook. From annotating our findings on the Research Notebook, we were able to widen the view we have on the world and on ourselves. A bibliographical survey was performed with respect to the authors’ literacy, reading, and writing | - |
Descrição: dc.description | 146 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura e escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Daily routine | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Título: dc.title | "A letra do medonho é sua?": Tecendo encontros e poesias na alfabetização das crianças | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: