Educação patrimonial e apropriação do patrimônio cultural: estudo de caso do município de Duque de Caxias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMesentier, Leonardo Marques de-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Sônia Maria Taddei-
Autor(es): dc.contributorAlvarez, José Maurício Saldanha-
Autor(es): dc.contributorDuarte, Cristóvão Fernandes-
Autor(es): dc.contributorCarlos, Claudio Antonio Santos Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6274156771428316-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8213239430578690-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Luiz Carlos Rocha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23598-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGAU.2020.d.00649412729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771711-
Descrição: dc.descriptionEsse estudo investiga a Educação Patrimonial como um instrumento de apropriação do patrimônio cultural pelos atores locais para a preservação ou construção da memória coletiva e da identidade coletiva local. A apropriação aqui investigada é a cultural que os grupos sociais realizam com uma manifestação cultural ou um bem, essencialmente patrimonial, por ele estar vinculado à construção da identidade coletiva. A gênese da Educação Patrimonial no Brasil remonta ao início da década de 1980, período no qual se discutia a necessidade de incluir os atores locais como sujeitos das ações preservacionistas realizadas pelo Estado. Desse modo, busca-se compreender as características das ações educacionais, e as contribuições que delas possam advir para fomentar a apropriação real do patrimônio cultural pelos atores locais. Para tanto, foi necessário investigar os instrumentos práticos e conceituais que permitem ao Estado definir o que é o patrimônio cultural utilizado nas ações educativas realizadas pelos seus órgãos. O recorte geográfico estipulado para a pesquisa ficou circunscrito ao município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, em razão de nele existir um conjunto dedicado à Educação Patrimonial formado por instituições públicas de cultura, legislação específica e atividades educacionais.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates Heritage Education as an instrument of appropriation of cultural heritage by local actors for the preservation or construction of collective memory and local collective identity. The appropriation investigated here is the cultural one that social groups carry out with a cultural manifestation or an asset, essentially patrimonial, because it is linked to the construction of collective identity. The genesis of Heritage Education in Brazil dates back to the early 1980s, a period in which the need to include local actors as subjects of preservation actions carried out by the State was discussed. In this way, we seek to understand the characteristics of educational actions, and the contributions that can be made from them to foster the real appropriation of cultural heritage by local actors. Therefore, it was necessary to investigate the practical and conceptual instruments that allow the State to define what is the cultural heritage used in the educational actions carried out by its bodies. The geographic outline stipulated for the research was limited to the municipality of Duque de Caxias, in the State of Rio de Janeiro, due to the existence of a group dedicated to Heritage Education formed by public institutions of culture, specific legislation and educational activities.-
Descrição: dc.description249 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonial-
Palavras-chave: dc.subjectMemória coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonial-
Palavras-chave: dc.subjectMemória coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectDuque de Caxias (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social-
Palavras-chave: dc.subjectHeritage education-
Palavras-chave: dc.subjectCollective memory-
Palavras-chave: dc.subjectCollective identity-
Palavras-chave: dc.subjectCultural heritage-
Título: dc.titleEducação patrimonial e apropriação do patrimônio cultural: estudo de caso do município de Duque de Caxias-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.