Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sepulveda, José Antonio Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, David Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Amanda André de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier | - |
Autor(es): dc.creator | Neptune, Romã Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:29:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:29:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28655 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771689 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo visa analisar se os temas gênero e sexualidade estão inseridos nas aulas de sociologia para o ensino médio do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Rio de Janeiro, e como os professores da disciplina entendem e lidam com a utilização das categorias, tendo como cenário mais amplo os impactos do conservadorismo nas atuais políticas públicas de educação, o currículo escolar e as próprias formações e visões de mundo das e dos docentes. Para tanto, foi aplicado questionário e realizadas entrevistas semiestruturadas em formato de vídeo chamada com 8 professoras e professores de sociologia da instituição. Ao longo do trabalho, utilizei também a narrativa em primeira pessoa, complementando o referencial teórico com minhas próprias experiências pessoais como professora de sociologia do estado do Rio de Janeiro, vivenciando, desde 2014, além da sala de aula, um contexto de efervescência de movimentos estudantis, sociais e políticos. Trata-se de um trabalho oportuno, com o intuito de facilitar o entendimento da contribuição da disciplina de sociologia para jovens do ensino médio, assim como trazer reflexões para as e os educadores. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This article aims to analyze whether the themes of gender and sexuality are included in sociology classes for secondary education at Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, in Rio de Janeiro, and how the teachers of the discipline understand and deal with the use of these categories, having as a wider scenario the impacts of conservatism on current educational public policies, the school curriculum, and teachers' own backgrounds and worldviews. For that, a questionnaire was applied and semi- structured interviews were conducted in video call format with 8 sociology teachers at the mentioned institution. Throughout the work, I also used the first-person narrative, complementing the theoretical framework with my own personal experiences as a professor of sociology in the state of Rio de Janeiro, experiencing, since 2014, in addition to the classroom, a context of effervescence of student social and political movements. This is a timely work, with the purpose of facilitating the understanding of the contribution of sociology to high school students, as well as bringing reflections to educators. | - |
Descrição: dc.description | 141 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero e Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of Sociology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender and Sexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Sociology | - |
Título: dc.title | Gênero e sexualidade na disciplina de Sociologia: a utilização das categorias por docentes do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: