Narrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Juniele Rabêlo de-
Autor(es): dc.contributorPenna, Fernando de Araujo-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Marieta de Moraes-
Autor(es): dc.creatorCaldas, Renan Rubim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13417-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771680-
Descrição: dc.descriptionVivenciamos na história do tempo presente um intenso debate público em torno das condições da profissão docente, do papel do professor em sala de aula e da função da escola na construção da educação de uma sociedade. Esta pesquisa assume os desafios da investigação dos “sujeitos coletivos” envolvidos nos debates públicos em torno dessas questões. Temos como objetivo analisar as narrativas públicas, os valores e as ações dos sujeitos mobilizados na construção e consolidação do que entendemos por antimovimento social “Escola Sem Partido” (ESP) e por movimento social “Professores Contra o Escola Sem Partido” (PCESP): grupos que possuem diferentes orientações valorativas e distintos repertórios de ação coletiva nos espaços públicos e que colocam em jogo divergentes projetos de escola, de educação, de docência e de sociedade. Em meio a essas “narrativas em movimento” estão as narrativas dos professores de História do ensino básico sobre suas próprias experiências, trajetórias e práticas docentes, e que também se posicionam nesses debates públicos sobre “Escola sem Partido”, tendo em vista que são questões que lhes afetam diretamente. Desse modo, também realizamos um trabalho de história oral com esses professores. Nosso objetivo foi observar como suas histórias de vida, memórias pessoais e coletivas, bem como os valores incorporados em suas formações familiares, escolares, políticas, intelectuais e profissionais fazem parte da sua maneira de ser professor em sala de aula.-
Descrição: dc.description339 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectHistória oral-
Título: dc.titleNarrativas em movimento - do "escola sem partido" à "educação democrática": história pública e trajetórias docentes-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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