Registros e documentação pedagógica da Educação Infantil do COLUNI/UFF na rede social online Instagram - Reflexões

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduina Mont'alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorSilva, Gilmar Oliveira da-
Autor(es): dc.contributorSouza, Ruidglan Barros de-
Autor(es): dc.contributorNhary, Tânia Marta Costa-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Alessandra Guimarães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28629-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771653-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa buscou compreender o potencial e os sentidos do trabalho da Educação Infantil do Coluni/UFF com os registros e com a documentação pedagógica, em tempos de pandemia, na rede social online Instagram. Para isso, a partir de uma perspectiva socioantropológica, utilizou-se como referencial teórico- metodológico a Antropologia da Complexidade de Edgar Morin, a Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli, bem como os aportes teóricos da pesquisa narrativa proposta por Chaves (1999), dos estudos relacionados ao trabalho docente com registros e documentação pedagógica na Educação Infantil e dos estudos acerca do uso de redes sociais online e, em especial, acerca do uso da rede social online Instagram. Além disso, fez-se relevante a análise das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 2010) — documento basilar do trabalho com crianças da primeira etapa da educação básica. As heurísticas adotadas para o estudo incluem ainda a identificação das ideias-força presentes nas partilhas e interações realizadas entre a comunidade educativa — crianças, famílias, professores e demais educadores — no perfil da Educação Infantil no Instagram, bem como a realização de entrevistas narrativas com uma professora e dois familiares da Educação Infantil do Coluni/UFF. A pesquisa aponta possibilidades e limites que permearam as partilhas e interações entre docentes, crianças e famílias no Instagram, especialmente a partir dos registros e da documentação pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionThis research sought to understand the potential and meanings of the work of Early Childhood Education at Coluni/UFF with records and pedagogical documentation, in times of a pandemic, on the online social network Instagram. For this, from a socio-anthropological perspective, Edgar Morin's Anthropology of Complexity, Michel Maffesoli's Sociology of Daily Life, as well as the theoretical contributions of the narrative research proposed by Chaves (1999), from the studies related to teaching work with records and pedagogical documentation in Early Childhood Education and studies about the use of online social networks and, in particular, about the use of the online social network Instagram. In addition, the analysis of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - BRASIL, 2009) — a basic document for working with children in the first stage of basic education, was relevant. The heuristics adopted for the study also include the identification of key ideas present in the shares and carried out among the educational community — children, families, teachers and other educators — in the Early Childhood Education profile on Instagram, as well as conducting narrative interviews with a teacher and two family members from Early Childhood Education at Coluni/UFF. The research points to possibilities and limits that permeated the comfortable sharing between teachers, children and families on Instagram, especially from the records and pedagogical documentation.-
Descrição: dc.description189 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRegistros-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentação Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Palavras-chave: dc.subjectRede Social Online-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Universitário Geraldo Reis-
Palavras-chave: dc.subjectRede social-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectRecords-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Documentation-
Palavras-chave: dc.subjectChild Education-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Palavras-chave: dc.subjectOnline Social Network-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Título: dc.titleRegistros e documentação pedagógica da Educação Infantil do COLUNI/UFF na rede social online Instagram - Reflexões-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.