A formação e o processo de trabalho do enfermeiro na estratégia saúde da família: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoifman, Lilian-
Autor(es): dc.contributorMagnago, Carinne-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cláudia March Frota de-
Autor(es): dc.contributorClaro, Lenita Barreto Lorena-
Autor(es): dc.contributorSouza, Inês Leoneza de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Gilson Saippa de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3710198753616911-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2212927628480533-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9875118235955534-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4092969267285744-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0916293495131706-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3228177138485964-
Autor(es): dc.creatorChagas, Marcela Sfalsin das-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22980-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2020.m.10661121771-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771642-
Descrição: dc.descriptionO Sistema Único de Saúde (SUS) tem diferentes realidades, estampadas em cada cidade do nosso Brasil. No município de Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, não é diferente. Não houve no município grande ampliação da APS, principalmente na ESF, sendo que o último concurso público foi no ano de 2007. O objetivo geral da pesquisa foi conhecer a formação do enfermeiro que atua na ESF. Os específicos foram identificar se os enfermeiros receberam conteúdo teórico e/ou prático sobre ESF durante a graduação; verificar se os enfermeiros participaram de ofertas formativas de Saúde da Família, APS ou Saúde Pública após a graduação e descrever as percepções do enfermeiro acerca dos seus conhecimentos, preparo e atuação na ESF. Realizamos uma pesquisa social de natureza qualitativa, através de estudo de caso. A população foi composta pelos enfermeiros que atuam nas equipes de Saúde da Família (eSF) do município, totalizando dezoitos entrevistados. Encontramos como resultados um grupo homogênio em relação à formação profissional, pois 50% deles são formados na mesma instituição e no município da pesquisa, ao mesmo tempo diversificado em relação ao tempo de experiência na ESF e no SUS. Dos profissionais que trabalham na mesma unidade, apenas sete estão há mais de cinco anos, menos de 50% dos profissionais que estão nas unidades de SF do município. A categoria central para discussão foi a formação do enfermeiro na ESF. Assim, organizamos quatro subcategorias: múltiplas responsabilidades; trabalho em equipe: facilidades, dificuldades e os desafios encontrados no cotidiano do trabalho; as questões de saúde mental dos enfermeiros de SF e a formação e educação permanente. Identificamos pouca ou quase nada de experiência dos entrevistados em sua formação para atuar na ESF. Verifica-se que durante a formação, poucos tiveram uma disciplina específica para a ESF e que a teoria ficou distante da prática. Percebe-se que a graduação e a pós-graduação se mantiveram no campo teórico, não integrando a teoria com as necessidades da prática cotidiana dos entrevistados. Sobre a oferta de educação permanente e/ou continuada, foi identificado que a oferta de atualizações e formações pela gestão local acontece, porém fragmentada, sem participação de toda a equipe. Chama a atenção, a falta de incentivo da gestão para investir na formação, o que limita e desmotiva os profissionais a pensarem seu trabalho e a realizar não somente ações de assistência em saúde (consulta de enfermagem), mas principalmente ações de promoção e prevenção em saúde. Eles se sentem desgastados, cansados, estafados, pela sobrecarga de atribuições e dificuldades de dividir o trabalho com toda a equipe. Portanto, os enfermeiros da ESF em Nova Friburgo, precisam de suporte e estrutura para ampliarem seus saberes e práticas através da formação robusta e concisa para a ESF e que deem ferramentas para reforçar/ampliar sua autonomia e capacidade de solucionar problemas do cotidiano-
Descrição: dc.descriptionThe National Health System (NHS) has different realities, stamped on each city in our Brazil. In the municipality of Nova Friburgo, mountainous region of the State of Rio de Janeiro, it is no different. There was no major expansion of Primary Health Care (PHC) in the municipality, especially in the Family Health Strategy (FHS), and the last public tender was in 2007. The general objective of the research was to know the education of the nurse who works in the FHS. The specifics were to identify if the nurses received theoretical and/or practical content about FHS during graduation; to verify if nurses participated in training offers in Family Health, PHC or Public Health after graduation and describe the nurses' perceptions about their knowledge, preparation and performance in the FHS. We conducted a qualitative social research, through a case study. The population was composed of nurses who work in the Family Health teams in the municipality, totaling eighteen respondents. We found as a result a homogeneous group in relation to professional training, as 50% of them are trained in the same institution and in the research municipality, at the same time diversified in relation to the time of experience in the FHS and NHS. About professionals who work in the same unit, only seven are there for more than five years, less than 50% of the professionals who are in the FH units in the municipality. The central category for discussion was the training of nurses in the FHS. Thus, we organized four subcategories: multiple responsibilities; teamwork: facilities, difficulties and challenges encountered in daily work; the mental health issues of FH nurses and training and continuing education. We identified little or almost no experience of respondents in their training to work in the FHS. It appears that during the training, few had a specific discipline for the FHS and that the theory was far from practice. It is noticed that the undergraduate and graduate programs remained in the theoretical field, not integrating theory with the needs of the interviewees' daily practice. Regarding the offer of permanent and / or continuing education, it was identified that the offer of updates and training by the local management happens, however fragmented, without the participation of the entire team. It draws attention, the lack of management incentive to invest in training, which limits and discourage professionals to think about their work and perform not only health care actions (nursing consultation), but mainly health promotion and prevention actions. They feel worn out, tired, tired, due to the overload of assignments and difficulties in sharing the work with the whole team. Therefore, FHS nurses in Nova Friburgo need support and structure, to expand their knowledge and practices through robust and concise training for the FHS and to provide tools to reinforce/expand their autonomy and ability to solve everyday problems-
Descrição: dc.description90 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da família-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação de Recursos Humanos em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermeiros-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da família-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional training-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectFamily health-
Palavras-chave: dc.subjectWork-
Título: dc.titleA formação e o processo de trabalho do enfermeiro na estratégia saúde da família: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.