Política de cotas e desempenho acadêmico: um estudo comparativo entre as categorias de vagas da UFF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBonfim, Mariana Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6281056363283128-
Autor(es): dc.contributorNoriller, Rafael Martins-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0402366978093807-
Autor(es): dc.contributorDuque, Andrea Paula Osorio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3034176309849515-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4632279836551043-
Autor(es): dc.creatorNascimento, José Erinaldo dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25278-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PGPPD.mp.0080258503-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771638-
Descrição: dc.descriptionAs cotas nas universidades públicas são frutos de uma política garantida por lei (Lei de Cotas) e tem contribuído para o acesso da classe menos favorecida ao ensino superior. Essa política tem sido objeto de estudos que buscam entender de que forma ela vem sendo implementada nestas instituições e quais os resultados alcançados pelos estudantes beneficiados por esta política. Dentro deste contexto, esta pesquisa buscou comparar o desempenho acadêmico dos estudantes cotistas e não-cotistas, em suas diferentes categorias de vagas, do curso de Ciências Contábeis da UFF de Volta Redonda. Para alcançar este objetivo, foi usado como procedimento metodológico uma análise através da estatística descritiva sobre os dados referentes aos estudantes das diversas categorias de vagas deste curso e também a técnica da Análise Envoltória de Dados (DEA) para mensurar a eficiência acadêmica dos estudantes que estavam na condição de formados. Os resultados desta pesquisa mostraram que, comparativamente, as médias de eficiência das categorias avaliadas foram similares, indicando não haver grandes diferenças entre o desempenho acadêmico dos estudantes dessas categorias. Existe, porém, um percentual elevado de cancelamentos de matrículas dos estudantes, principalmente da ampla concorrência, quando comparado com o índice de evasão dos estudantes da UFF em Volta Redonda. Fato este que expõe a necessidade de mais investimentos em ações para minimizar este elevado percentual de cancelamento de matrículas, como a criação de alojamentos para estudantes e uma maior oferta de bolsas de estudo-
Descrição: dc.descriptionQuotas in public universities are the result of a policy guaranteed by law (Quota Law) and have contributed to the access of the less favored class to higher education. This policy has been the subject of studies that seek to understand how it has been implemented in these institutions and what results have been achieved by the students benefited by this policy. Within this context, this research aims to compare the academic performance of quota students and non-quota students, in their different categories of vacancies, in the Accounting Sciences course at UFF in Volta Redonda. In order to achieve this aim, we did a descriptive statistical analysis on the data referring to students from the different categories of vacancies in this course as a methodological procedure. We used a Data Envelopment Analysis (DEA) technique to measure the academic efficiency of the students who were in the course in a condition of graduates. The results of this research showed that, comparatively, the average efficiencies of the evaluated categories were similar, meaning that there were no major differences between the academic performance of students in these categories. However, there is a high percentage of student enrollment cancellations, mainly due to widespread competition, when compared to the dropout rate of UFF students in Volta Redonda. This fact expose the need for more investments in actions to minimize this high percentage of cancellation of enrollments, such as the creation of accommodation for students and a greater offer of scholarships-
Descrição: dc.description92 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDEA-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de cotas-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise envoltória de dados-
Palavras-chave: dc.subjectLei de cotas-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic achievement-
Palavras-chave: dc.subjectQuota policy-
Palavras-chave: dc.subjectQuota law-
Palavras-chave: dc.subjectData envelopment analysis-
Título: dc.titlePolítica de cotas e desempenho acadêmico: um estudo comparativo entre as categorias de vagas da UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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