Smells like teen spirit: a consolidação do videoclipe como gênero áudio-visual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Afonso de-
Autor(es): dc.contributorCPF:91056543787-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791809P5-
Autor(es): dc.creatorHolzbach, Ariane Diniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20626-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771635-
Descrição: dc.descriptionPartindo da perspectiva de que o videoclipe é um produto complexo, formado pela apropriação e ressignificação de elementos das culturas audiovisual e da música popular massiva, o objetivo deste trabalho é entender o surgimento e a consolidação do videoclipe como gênero cultural. Para tanto, a tese tem em vista três eixos de análise: 1) a formação do estado da arte do videoclipe, que o percebe apenas do ponto de vista comercial - o videoclipe "venderia" músicas e a imagem de artistas - e do ponto de vista da ruptura - o videoclipe representaria uma antítese audiovisual e seria um sintoma do pós-moderno; 2) a consolidação do videoclipe a partir da criação da MTV nos Estados Unidos, em 1981, que surgiu no contexto da ascensão da televisão por assinatura e, em função disso, pôde concentrar-se em um público segmentado - o jovem - e em um conteúdo específico, que estava ainda em processo de consolidação; 3) o desenvolvimento das convenções estruturais do videoclipe, considerando que estas só se instauraram inseridas em contextos socioculturais determinados. Esses fenômenos são percebidos à luz de uma revisão crítica da bibliografia de referência existente sobre videoclipe aliada a uma nova proposta de observação do objeto, pautada em um olhar que considera simultaneamente as culturas musical e audiovisual. Para construção desse novo olhar foi feita uma pesquisa empírica centrada em três objetos de estudo: todas as matérias da revista Variety que tematizam o videoclipe publicadas entre 1981 e 1986; a primeira programação da história da MTV, veiculada na madrugada de 1º de agosto de 1981; e todas as edições do Video Music Awards, o VMA, realizadas desde que o prêmio foi criado, em 1984, até 2012, ano final de escrita desta tese. A pesquisa concluiu que, longe de constituir um audiovisual de ruptura que visa exclusivamente à venda, o videoclipe consolidou-se a partir de uma continuidade histórica marcada por reconfigurações tecnológicas nos campos musical e audiovisual. Ele não apenas foi resultado dessas mudanças como ajudou a solucionar diversos problemas enfrentados por várias instâncias culturais nesse contexto, especialmente a indústria fonográfica, as rádios FM, as jukeboxes e o vídeo doméstico-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVideoclipe-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectCultura de massa-
Palavras-chave: dc.subjectMultimeio-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleSmells like teen spirit: a consolidação do videoclipe como gênero áudio-visual-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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