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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Afonso de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:91056543787 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791809P5 | - |
Autor(es): dc.creator | Holzbach, Ariane Diniz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:29:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:29:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20626 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771635 | - |
Descrição: dc.description | Partindo da perspectiva de que o videoclipe é um produto complexo, formado pela apropriação e ressignificação de elementos das culturas audiovisual e da música popular massiva, o objetivo deste trabalho é entender o surgimento e a consolidação do videoclipe como gênero cultural. Para tanto, a tese tem em vista três eixos de análise: 1) a formação do estado da arte do videoclipe, que o percebe apenas do ponto de vista comercial - o videoclipe "venderia" músicas e a imagem de artistas - e do ponto de vista da ruptura - o videoclipe representaria uma antítese audiovisual e seria um sintoma do pós-moderno; 2) a consolidação do videoclipe a partir da criação da MTV nos Estados Unidos, em 1981, que surgiu no contexto da ascensão da televisão por assinatura e, em função disso, pôde concentrar-se em um público segmentado - o jovem - e em um conteúdo específico, que estava ainda em processo de consolidação; 3) o desenvolvimento das convenções estruturais do videoclipe, considerando que estas só se instauraram inseridas em contextos socioculturais determinados. Esses fenômenos são percebidos à luz de uma revisão crítica da bibliografia de referência existente sobre videoclipe aliada a uma nova proposta de observação do objeto, pautada em um olhar que considera simultaneamente as culturas musical e audiovisual. Para construção desse novo olhar foi feita uma pesquisa empírica centrada em três objetos de estudo: todas as matérias da revista Variety que tematizam o videoclipe publicadas entre 1981 e 1986; a primeira programação da história da MTV, veiculada na madrugada de 1º de agosto de 1981; e todas as edições do Video Music Awards, o VMA, realizadas desde que o prêmio foi criado, em 1984, até 2012, ano final de escrita desta tese. A pesquisa concluiu que, longe de constituir um audiovisual de ruptura que visa exclusivamente à venda, o videoclipe consolidou-se a partir de uma continuidade histórica marcada por reconfigurações tecnológicas nos campos musical e audiovisual. Ele não apenas foi resultado dessas mudanças como ajudou a solucionar diversos problemas enfrentados por várias instâncias culturais nesse contexto, especialmente a indústria fonográfica, as rádios FM, as jukeboxes e o vídeo doméstico | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videoclipe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura de massa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimeio | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Smells like teen spirit: a consolidação do videoclipe como gênero áudio-visual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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