Educação de Jovens e adultos trabalhadores no Rio de Janeiro de 1930 a 1937: disputas por hegemonia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRummert, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline Pereira-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Cláudia Maria Costa Alves de-
Autor(es): dc.contributorAlvarenga, Marcia Soares de-
Autor(es): dc.contributorBarão, Gilcilene de Oliveira Damasceno-
Autor(es): dc.creatorLessa, Ludmila Lustosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15130-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771582-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve o objetivo de destacar as iniciativas de educação dos jovens e adultos trabalhadores no Rio de Janeiro no período de 1930 a 1937. Para tentar apreender o que se tinha de iniciativas de educação para a classe trabalhadora de jovens e adultos, foi necessário realizar um levantamento de fontes históricas, periódicos do período de 1930 a 1937, organizados pela classe trabalhadora ou não, e referências bibliográficas como dissertações, teses, artigos e livros das áreas de conhecimentos de História e Educação que trouxessem contribuições a respeito da educação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro. Já na primeira fase da pesquisa, apareceu a primeira dificuldade: a ausência de notícias sobre a educação da classe trabalhadora nos jornais da imprensa operária. A partir disso, ampliaram-se a busca para os jornais da época que tinham uma circulação maior, devido ao grande número de tiragem, e a busca de produções sobre a educação de jovens e adultos trabalhadores. Assim, verificou-se a existência de iniciativas de educação implementadas para a classe trabalhadora por representantes da sociedade civil e da sociedade política. Para contribuir com a análise dos dados, foi tomado como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, que permite a análise do objeto de estudo de forma dialética, mediado pela relação trabalho-educação, e colabora para desvelar as contradições que atravessam as propostas educativas da classe trabalhadora vinculadas aos aparelhos de hegemonia. Como objetivo específico, buscou-se identificar os tipos de iniciativas de educação para os jovens e adultos trabalhadores e os agentes envolvidos na oferta de educação, bem como as concepções pedagógicas que estavam servindo de base para a educação da classe trabalhadora jovem e adulta. Entre as iniciativas de educação para jovens e adultos trabalhadores encontradas, e que foram estudadas, estão: a Escola Silva Freire; a escola da Companhia de Fiação e Tecidos Confiança Industrial; a Escola Martins Junior, da Companhia Progresso Industrial; a Escola Operária 1o de Maio; os cursos profissionalizantes e de qualificação realizados na União dos Trabalhadores Metalúrgicos (UTM); os Cursos Populares Noturnos; os Cursos de Continuação e Aperfeiçoamento; a Rádio-Escola Municipal do Distrito Federal e a Cruzada Nacional de Alfabetização. A relevância desta pesquisa está na tentativa de dar destaque às iniciativas de educação organizadas pela sociedade civil e pela sociedade política para a classe trabalhadora jovem e adulta, como identificar quais são as concepções pedagógicas que servem como base dessas iniciativas-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to highlight the education initiatives of young and adult workers in Rio de Janeiro, from 1930 to 1937. In order to try to seize what we had about education initiatives for the young and adult working class, it was necessary to perform a survey of historical sources, using journals from the period of 1930 to 1937, organized or not by the working class, and bibliographic references such as dissertations, thesis, articles and books of the knowledge areas of History and Education which brought contributions regarding the education of the working class in Rio de Janeiro. Already in the first phase of the research, the first difficulty appeared: the absence of news about the working class education in the newspapers of the working class press. From this, the searches were broadened to newspapers with largest circulation at that time, due to the large number of impressions, and the searches for productions about the young and adult workers education. Thus, the existence of educational initiatives implemented for the working class by civil society and political society representatives was verified. In order to contribute to the data analysis, it was taken as theoretical-methodological referential, the historical dialectical materialism, which allows the analysis of the study object dialectically, mediated by the work-education relationship, and which collaborates to unveil the contradictions that cross the educational proposals of the working class, linked to hegemonic devices. As specific objective, we sought to identify the types of educational initiatives to young and adult workers and the agents involved in the provision of education, as well as the pedagogical conceptions that were serving as a basis for education of young and adult working class. Among the educational initiatives for young and adult workers found, and which were studied, there are: Silva Freire School; Wool and Fabric Company’s Industrial Confidence School; Martins Junior School, from Industrial Progress Company; 1st of May Working School; professional and qualification courses offered by Metalworkers Union; Community Night Courses; Continuation and Improvement Courses; Federal District’s Municipal Radio-School and National Literacy Crusade. The relevance of this research is in the attempt to highlight the educational initiatives organized by civil society and political society for the young and adult working class, as identifying which are the pedagogical conceptions that serve as the basis for these initiatives-
Descrição: dc.description107 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos trabalhadores-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho e educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhador-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectYoung and adult workers education-
Palavras-chave: dc.subjectState-
Palavras-chave: dc.subjectWork and education-
Título: dc.titleEducação de Jovens e adultos trabalhadores no Rio de Janeiro de 1930 a 1937: disputas por hegemonia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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