Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Balbi, Helga Dolorico | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Simone de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rafael Mesquita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:29:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:29:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30726 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771556 | - |
Descrição: dc.description | A tecnologia da informação influenciou diversos ramos profissionais, incluindo o ramo da educação infantil. Assim, as escolas integraram o ensino de informática com a instrumentalização dos recursos tecnológicos existentes. E os professores adaptaram sua metodologia, a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com uso de softwares e em alguns casos com robótica. Este trabalho destaca a importância da continuidade do ensino de informática e o estímulo contínuo dos professores e responsáveis em incluir os jovens no mundo digital, evidenciados através de um estudo de caso conforme seus posicionamentos. Além disso, o trabalho analisa uma expectativa da demanda de profissionais de tecnologia em 2030 e traz uma pesquisa e discussão envolvendo pais e professores sobre o interesse dos jovens por tecnologia e a visão pedagógica do ensino-aprendizagem de informática. Ao final é feita uma análise SWOT acerca do ensino de informática nas escolas identificando os pontos positivos e negativos | - |
Descrição: dc.description | Information technology has influenced several professional branches, including the field of early childhood education. Thus, schools integrated computer education with the instrumentalization of existing technological resources. And teachers adapted their methodology in order to improve the teaching-learning process of students using software and in some cases with robotics. This work highlights the importance of the continuity of computer teaching and the continuous encouragement of teachers and guardians to include young people in the digital world, evidenced through a case study according to their positions. In addition, this work analyzes an expectation of the demand of technology professionals in 2030 and brings a research and discussion involving parents and teachers about the interest of young people in technology and the pedagogical vision of computer teaching-learning. Finally, a SWOT analysis about computer teaching in schools identifying the positive and negative points is made | - |
Descrição: dc.description | 62 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Título: dc.title | Educação e informática no processo juvenil: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: