Educação e informática no processo juvenil: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBalbi, Helga Dolorico-
Autor(es): dc.contributorMartins, Simone de Lima-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rafael Mesquita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771556-
Descrição: dc.descriptionA tecnologia da informação influenciou diversos ramos profissionais, incluindo o ramo da educação infantil. Assim, as escolas integraram o ensino de informática com a instrumentalização dos recursos tecnológicos existentes. E os professores adaptaram sua metodologia, a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com uso de softwares e em alguns casos com robótica. Este trabalho destaca a importância da continuidade do ensino de informática e o estímulo contínuo dos professores e responsáveis em incluir os jovens no mundo digital, evidenciados através de um estudo de caso conforme seus posicionamentos. Além disso, o trabalho analisa uma expectativa da demanda de profissionais de tecnologia em 2030 e traz uma pesquisa e discussão envolvendo pais e professores sobre o interesse dos jovens por tecnologia e a visão pedagógica do ensino-aprendizagem de informática. Ao final é feita uma análise SWOT acerca do ensino de informática nas escolas identificando os pontos positivos e negativos-
Descrição: dc.descriptionInformation technology has influenced several professional branches, including the field of early childhood education. Thus, schools integrated computer education with the instrumentalization of existing technological resources. And teachers adapted their methodology in order to improve the teaching-learning process of students using software and in some cases with robotics. This work highlights the importance of the continuity of computer teaching and the continuous encouragement of teachers and guardians to include young people in the digital world, evidenced through a case study according to their positions. In addition, this work analyzes an expectation of the demand of technology professionals in 2030 and brings a research and discussion involving parents and teachers about the interest of young people in technology and the pedagogical vision of computer teaching-learning. Finally, a SWOT analysis about computer teaching in schools identifying the positive and negative points is made-
Descrição: dc.description62 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInformática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de informática-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica-
Palavras-chave: dc.subjectComputing-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Título: dc.titleEducação e informática no processo juvenil: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.