Diálogos sobre promoção da saúde no contexto do Programa Saúde na Escola: polinizando ideias na prática educativa em saúde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSabóia, Vera Maria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2886146961212444-
Autor(es): dc.contributorBerardinelli, Lina Márcia Miguéis-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8533122014011090-
Autor(es): dc.contributorDaher, Donizete Vago-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6800822152435035-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Darlisom Sousa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5657330710281879-
Autor(es): dc.contributorCursino, Emília Galindo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5423525641896734-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3106102089505729-
Autor(es): dc.creatorLuquez, Tatiane Marins de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771543-
Descrição: dc.descriptionEstudo sobre a promoção da saúde e a prática educativa em saúde desenvolvida com educandos, profissionais da saúde e da educação, no contexto do Programa Saúde na Escola, no município de Niterói-RJ, tendo em vista a construção de uma Tecnologia Educacional. Objetivo geral: compreender a concepção de profissionais da saúde, da educação e de educandos sobre promoção da saúde e práticas educativas em saúde, tendo em vista a construção de uma Tecnologia Educacional. Objetivos específicos: identificar palavras, conceitos e disciplinas relacionadas à prática educativa em saúde no Projeto Político Pedagógico das escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola, no município de Niterói, que possuem 6º ano do ensino fundamental; analisar a prática educativa em saúde realizada pelos profissionais da saúde e da educação com estudantes do 6º ano dessas escolas; discutir sobre a promoção da saúde e a prática educativa em saúde na concepção desses profissionais e de educandos, tendo em vista sua aplicabilidade no contexto do Programa Saúde na Escola; construir uma Tecnologia Educacional para ser aplicada no contexto do Programa Saúde na Escola do município de Niterói. Pesquisa qualitativa com abordagem participativa do tipo Pesquisa-Ação desenvolvida em 5 escolas municipais pactuadas no Programa Saúde na Escola do município de Niterói e 5 unidades do Programa Médico de Família vinculadas a essas escolas. Estudo realizado em quatro etapas: 1- As aproximações: levantamento preliminar e ajustes metodológicos; 2- A busca no Projeto Político Pedagógico: estudo documental por meio da análise do Projeto Político Pedagógico de cada escola participante; 3- O diálogo com os participantes: aplicação do questionário e realização de entrevistas com 10 profissionais das unidades de saúde e educação, vinculados às escolas de ensino fundamental pactuadas no PSE e 17 educandos representantes de turma do 6º ano; 4- A proposta de outro caminho: construção da Tecnologia Educacional. Os dados foram processados e organizados no software ATLAS.ti 8 versão 8.4.21/2019 e analisados por meio da Análise de Conteúdo do tipo Temática. Pesquisa aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa sob nº com aprovação nº 01430918.4.0000.5243/2019. O estudo tem como referencial teórico o educador Paulo Freire. Após análise dos resultados, emergiram três categorias analíticas: O Projeto Político Pedagógico: a proposta educacional da escola; Os conceitos de saúde, prevenção e promoção da saúde na concepção de educadores e educandos; Dando voz aos educandos, profissionais da saúde e da educação. As conclusões revelaram uma lacuna quanto à contemplação dos eixos do Programa Saúde na Escola e a participação da equipe de saúde na elaboração do Projeto Político Pedagógico. A proposta de uma prática educativa progressista existente no Projeto Político Pedagógico é minimamente contemplada na prática realizada, uma vez que são desenvolvidas ações pontuais que fortalecem a visão de promoção da saúde como prevenção, evidenciando práticas intersetoriais incipientes entre a saúde e a educação. De modo geral, o planejamento das práticas educativas não acontece e, quando ocorre, é de forma elementar. A partir das sugestões dos participantes, elaborou-se um site como uma proposta de Tecnologia Educacional para que seja utilizado na prática educativa em saúde no ambiente escolar no âmbito do Programa Saúde na Escola no município de Niterói e que sirva de modelo para outros municípios brasileiros.-
Descrição: dc.descriptionStudy on health promotion and health educational practice developed with students, health and education professionals, in the context of the Health at School Program, in the city of Niterói-RJ, with a view to the construction of an Educational Technology. General objective: to understand the conception of health professionals, of education and of students on health promotion and educational practices in health, with a view to the construction of an Educational Technology. Specific objectives: to identify words, concepts and disciplines related to health educational practice in the Political Pedagogical Project of the schools agreed in the Health at School Program, in the city of Niterói, which has the 6th year of elementary school; to analyze an educational health practice carried out by health and education professionals with 6th grade students from these schools; discuss health promotion and health educational practice in the conception of professionals and students, in view of its applicability in the context of the Health at School Program; build an Educational Technology to be applied in the context of the School Health Program in the city of Niterói. Qualitative research with a participatory approach of the Research-Action type developed in 5 municipal schools agreed in the Health Program in the School of the city of Niterói and 5 units of the Family Medical Program linked to these schools. Study carried out in four stages: 1- Approximations: preliminary survey and methodological adjustments; 2- The search in the Pedagogical Political Project: documentary study through the analysis of the Pedagogical Political Project of each participating school; 3- The dialogue with the participants: application of the questionnaire and execution according to 10 professionals from the health and education units, linked to the elementary schools agreed in the PSE and 17 students representing the 6th grade class; 4- The proposal of another way: construction of Educational Technology. The data were processed and organized in the software ATLAS.ti 8 version 8.4.21 / 2019 and displacement through thematic analysis of content. Research approved by the Ethics and Research Committee under nº with approval nº 01430918.4.0000.5243 / 2019. The study is based on the theoretical framework of the educator Paulo Freire. After analyzing the results, three analytical categories emerged: The Pedagogical Political Project: the school's educational proposal; The concepts of health, prevention and health promotion in the conception of educators and students; Giving voice to students, health and education professionals. The Archives revealed a gap in terms of contemplating the axes of the Health at School Program and the participation of the health team in the elaboration of the Pedagogical Political Project. The proposal for a progressive educational practice existing in the Pedagogical Political Project is minimally contemplated in the practice carried out, since specific actions are developed that strengthen the vision of health promotion as prevention, showing incipient intersectoral practices between health and education. In general, the planning of educational practices does not happen and, when it occurs, it is elementary. Based on the suggestions of the participants, a website was developed as an Educational Technology proposal to be used in educational practice in health in the school environment within the scope of the Health at School Program in the municipality of Niterói and to serve as a model for other Brazilian municipalities.-
Descrição: dc.description246 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de Saúde Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de Saúde Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Health Services-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Education-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Promotion-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Technology-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Planning-
Título: dc.titleDiálogos sobre promoção da saúde no contexto do Programa Saúde na Escola: polinizando ideias na prática educativa em saúde-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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