Pelas janelas: um estudo semiolinguístico das capas de livros ilustrados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorOmran, Muna-
Autor(es): dc.contributorViegas, Ilana da Silva Rebello-
Autor(es): dc.creatorCastro, Sabrina Vianna de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3493-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771536-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um estudo de capas de livros ilustrados, que, em geral, apresentam um complexo entrelaçamento entre as linguagens verbal e visual em sua constituição. Acredita-se que a capa seja um recurso fundamental de captação de leitores no qual a editora se apoia e investe inúmeras estratégias a fim conquistar um duplo destinatário: a criança e o adulto. Para a realização desse estudo, são utilizados os pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada por Patrick Charaudeau, com destaque aos seguintes conceitos-chave: duplo processo de semiotização do mundo; contrato de comunicação; memórias discursivas; estratégias discursivas e visadas discursivas. Observa-se que, nas capas, o contrato de comunicação se encontra em uma situação de monolocução, sem a copresença física dos parceiros (editora e leitor), configurando-se em um contrato de troca postergada. Para tal, as estratégias discursivas de captação, credibilidade e legitimação empregadas pelo sujeito comunicante mostram a imagem do sujeito-produtor (editora) e a imagem que este projeta do destinatário (leitor) – que deseja atrair para a compra do livro. Tais estratégias estão intimamente ligadas às visadas discursivas que pressupõem a intencionalidade psico-sócio-discursiva do sujeito comunicante. Como os livros ilustrados apresentam um endereçamento duplo, a editora irá se apoiar, também, nas memórias discursivas, recurso que pretende acessar saberes em ambos os públicos, despertando a curiosidade e criando vínculos, através da capa, para a posterior leitura do livro. Verifica-se, também, que a capa de livro ilustrado constitui um gênero textual específico, por se configurar em torno de uma intenção - captação do leitor/consumidor -, apresentando design elaborado e elementos constitutivos recorrentes: título, imagem, nome do autor e da editora-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a study of picture books covers by having a complex interweaving between the verbal and visual languages that are closely linked. It is believed that the cover is a key resource for readers pickup in which the publisher builds and invests numerous strategies to win a double recipient: the child and the adult. To this end, the assumptions of The Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis by Patrick Charaudeau highlighting the key concepts of this theory are used: double process of semiotization the world; communications contract; discursive memories, discursive strategies; targeted discursive. It is observed that the communications contract is in a monolocation situation, that is, without the physical presence of the co-partners (publisher and reader), setting up in an exchange contract postponed. To this end, the discursive strategies of funding, credibility and legitimacy employed by the subject connecting, show the image of this subjectproducer (publisher) and the image that projects the recipient (reader) - that want to attract to purchase the book. Such strategies are closely linked to discursive targeted assume that intentionality psycho social discourse of the subject connecting. As the picture books have a double address, the publisher will be supported also in the discursive memories, these resources who want to access knowledge in both public, arousing the curiosity and linking, first, through the hood, in order to further reading book. There is also the picture book cover constitutes its own genre, to present a proposal and natural and stable elements in this communication contract-
Descrição: dc.description110 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCapa de livro ilustrado-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria semiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias discursivas-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo-
Palavras-chave: dc.subjectIlustração de livro-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectPicture book cover-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguistic theory-
Palavras-chave: dc.subjectDiscursive strategies-
Palavras-chave: dc.subjectStudy-
Título: dc.titlePelas janelas: um estudo semiolinguístico das capas de livros ilustrados-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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