O paradoxo dos gêmeos através da dinâmica dos três momentos pedagógicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Jaime Souza de-
Autor(es): dc.contributorBemfeito, Ana Paula Damato-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcus Vinícius Duarte da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6363956455314965-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0356575449450403-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3576035801569264-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7465223736521584-
Autor(es): dc.creatorCampos, Luís Fernado Esteves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22253-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.11666648728-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771518-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é produzir um produto educacional utilizando a abordagem dos três momentos pedagógicos para o ensino da teoria da relatividade restrita, tendo como foco o paradoxo dos gêmeos. A ideia é valorizar não somente os aspectos físico-matemáticos mas também destacar os aspectos histórico-filosóficos, desmistificando a imagem do cientista onisciente. A escolha deste tema se deve à crescente inserção de conteúdos de física moderna e contemporânea no ensino médio e à maneira como a maioria dos livros didáticos aborda esse assunto, normalmente com algumas imprecisões de ideias e relegando o paradoxo dos gêmeos a uma leitura suplementar no final do capítulo sobre relatividade, quando presente. Para dar conta de condensar todo o conteúdo em um único material digital, foram utilizados recursos interativos do hipervídeo por meio de um aplicativo que pode ser executado diretamente em navegadores de internet, sem a necessidade de se instalar softwares adicionais. Ao inserir simuladores em algumas atividades foi possível contornar parte das dificuldades com o instrumental matemático que alguns alunos demonstram ao focar nos conceitos em vez de fórmulas, exemplificando ao máximo os conteúdos trabalhos e sua relação com o cotidiano do cidadão comum. O produto educacional, fruto dos estudos realizados durante esta dissertação de mestrado profissional, prevê a aplicação das atividades que compõem a sequência de ensino e aprendizagem em cinco encontros, composto de duas aulas de 50 minutos cada uma-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this work is to make an educational product by using the three pedagogical moments approach for teaching the theory of special relativity, focusing on the twin paradox. The idea is to value not only the physical-mathematical aspects but also to highlight the historical-philosophical ones, demystifying the image of the omniscient scientist. This theme was chosen due to the increasing insertion of the contents of modern and contemporary physics in high school and the way that most textbooks approach this subject, typically with some inaccuracies and relegating the twin paradox to a further reading at the end of the chapter on relativity, when present. In order to merge all the content in a single digital material, interactive hypervideo resources were used by an application that can be run directly on internet browsers, without needing to install additional softwares. By inserting simulators in some activities, it was possible to outline part of the difficulties with the mathematical tools that some students demonstrate by targeting on concepts instead of formulas, exemplifying the contents worked and their connection with the daily life of ordinary citizens. The educational product, based on the studies accomplished in this work, provides the application of activities that compose the sequence of teaching and learning in five meetings, consisting of two classes of 50 minutes each one-
Descrição: dc.description100 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade especial-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade (Física)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna e contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial relativity-
Palavras-chave: dc.subjectThree pedagogical moments-
Título: dc.titleO paradoxo dos gêmeos através da dinâmica dos três momentos pedagógicos-
Título: dc.titleThe twin paradox through the dynamics of the three pedagogical moments-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.