Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Frigotto, Gaudencio | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12635707049 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Boito Junior, Armando | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:77827260853 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783117A3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Ramon Peña | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:75451756622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7637269584373406 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trein, Eunice Schilling | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:73881988734 | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Lúcia Maria Wanderley | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00656564422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788253Z0 | - |
Autor(es): dc.creator | Handfas, Anita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:29:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:29:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17698 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771506 | - |
Descrição: dc.description | This thesis has as objective to do a critical reading of the researches on the changes in the current production conditions and your consequences for the worker's education. For that, it analyzes the theoretical presuppositions of the studies about work and education that, of a Marxist perspective, investigate that thematic, tends in view the apprehension of your central problem. The thesis discusses, of the point of view of the Marxism, the employed man notion in those studies and it argues that your employment is related to the anthropological phase of Marx's studies, whose problem was seated in the theoretical humanism. In that sense, the central argument of the thesis is it that the use of that notion can cart problems of theoretical and methodological order for the analyses that treat of the relationship between work and education. The research was structured on three bases: a theoretical base that looks for to place the discussion; a historical base that looks for to place the formation context of the critical educational thought in Brazil; and an empiric base that looks for to do a discussion on the theoretical presuppositions of the relationship between work and education. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese tem como objetivo fazer uma leitura crítica das pesquisas sobre as mudanças nas atuais condições de produção e as suas conseqüências para a educação do trabalhador. Para isso, analisa os pressupostos teóricos dos estudos sobre trabalho e educação que, de uma perspectiva marxista, investigam essa temática, tendo em vista a apreensão de sua problemática central. Discute, do ponto de vista do marxismo, a noção de homem empregada nesses estudos e argumenta que o seu emprego está relacionado à fase antropológica da obra de Marx, cuja problemática estava assentada no humanismo teórico. Nesse sentido, o argumento central da tese é o de que a utilização dessa noção pode acarretar problemas de ordem teórica e metodológica para as análises que tratam da relação entre trabalho e educação. A pesquisa se estruturou sobre três bases: uma base teórica que busca situar a discussão; uma base histórica que busca situar o contexto de conformação do pensamento educacional crítico no Brasil; e uma base empírica que busca fazer uma discussão sobre os pressupostos teóricos da relação entre trabalho e educação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para o trabalho Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processos produtivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança nos processos produtivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do trabalhador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | change in the productive processes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theory and method | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Uma leitura crítica das pesquisas sobre as mudanças nas condições capitalistas de produção e a educação do trabalhador | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: