Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Wille | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | Lione, Viviane de Oliveira Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Lucienne de Oliveira Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Marini | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Michelly Amarante da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:29:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:29:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30265 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771500 | - |
Descrição: dc.description | A discalculia do desenvolvimento é um distúrbio que afeta as habilidades matemáticas, causado, provavelmente, por uma deficiência específica das funções cerebrais. Esse tema, ainda, é pouco explorado e desconhecido no seguimento do ensino fundamental em nosso país, como um todo. No início da pesquisa, ficou evidente a carência de informações, por parte do setor de educação especial, com respeito à existência de alunos com laudo de discalculia em escolas municipais de Niterói. Em vista disso, o estudo tencionou o mapeamento desses alunos, bem como, os complicadores da relação ensinoaprendizagem deles, sob a ótica dos professores e gestores. O levantamento dos dados qualitativos foi realizado na perspectiva da abordagem hipotética dedutiva e utilizaram como instrumentos questionários escritos com perguntas abertas e fechadas. As hipóteses levantadas foram de que, existem alunos diagnosticados com discalculia nas escolas, e os professores e gestores não estão capacitados para identificar e lidar com as especificidades do discalcúlico. A amostra compreendeu 14 escolas de 1° e 2° Ciclos do Ensino Fundamental Regular e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do município de Niterói. Os resultados possibilitaram invalidar a primeira hipótese levantada no projeto, uma vez que, não foram encontrados alunos com discalculia nas escolas pesquisadas. Contudo, restou confirmada a segunda hipótese, pois, os professores e gestores não estão preparados para detectar casos suspeitos e conduzir o aprendizado de alunos com esse transtorno. Portanto, o produto, um site, teve por objetivo divulgar conhecimento e atender as necessidades de formação sobre discalculia caracterizadas no presente trabalho. | - |
Descrição: dc.description | Developmental dyscalculia is a disorder that affects mathematical abilities, probably caused by a specific deficiency of brain functions. This theme is still little explored and unknown in the follow-up of elementary education in our country, as a whole. At the beginning of the research, it was evident the lack of information on the part of the special education sector regarding the existence of students with dyscalculia in municipal schools in Niterói. In view of this, the study intended to map these students, as well as the complicators of their teaching-learning relationship, from the perspective of teachers and managers. The survey of qualitative data was carried out in the perspective of the hypothetical deductive approach and used questionnaires written with open and closed questions as instruments. The hypotheses raised were that there are students diagnosed with dyscalculia in schools, and teachers and administrators are not trained to identify and deal with the specificities of the discalculic. The sample comprised 14 schools from 1st and 2nd cycles of Regular Elementary Education and in the Youth and Adult Education modality in the city of Niterói. The results made it possible to invalidate the first hypothesis raised in the project, since no students with dyscalculia were found in the schools surveyed. However, the second hypothesis was confirmed, since teachers and managers are not prepared to detect suspicious cases and conduct the learning of students with this disorder. Therefore, the product, a website, aimed to disseminate knowledge and meet the training needs on dyscalculia characterized in this work. | - |
Descrição: dc.description | 150 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discalculia; Ensino Fundamental; Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial, Transtorno de aprendizagem, Ensino de matemática, Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dyscalculia; Elementary School; Formation | - |
Título: dc.title | Criação de um site sobre discalculia em escolas municipais de 1º e 2º ciclos do ensino fundamental de Niterói | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: