O baldio como potência de lugaridade para o devir urbano democrático em tempos de urbanos públicos, privados e despóticos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Jorge Baptista de-
Autor(es): dc.contributorHolzer, Werther-
Autor(es): dc.contributorSacramento, Nuno-
Autor(es): dc.contributorCollet, Heitor-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Luiz Antônio Botelho-
Autor(es): dc.contributorAlves, Luiz Augusto dos Reis-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Breno Platais Brasil-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/32955-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771495-
Descrição: dc.descriptionSerá possível a existência de baldios como aquilo que é propriedade comunitária e que não pode ser apropriado particularmente por ninguém, e que contribua para a função social da cidade e reserva de potencial urbano da terra? Como fazer isso num país marcado por uma sociedade violenta e hierárquica, que é dirigida por uma elite que monopoliza riqueza, terras e poder e não enxerga os pobres como iguais em direitos? Estas perguntas guiam a presente investigação que teve início na provocação de Nuno Sacramento que, ao ter convivência íntima com os commons, disse: “o baldio enquanto abandono é uma crise de imaginação e uma crise de poder”. A análise tem início em 2014 no contexto da realização do Makers Meal no Brasil, uma escultura social que interagia com um terreno baldio ao lado de um prédio de Oscar Niemeyer construído no Morro do Palácio em Niterói – Rio de Janeiro. O terreno foi ocupado por estudantes da UFF, Comunitários Palacianos e Indígenas e foi transformado colaborativamente num palco. A transformação do baldio abriu espaço para a contestação de seu abandono e à investigação da existência de terrenos nesta condição no Brasil, uma vez que em Portugal, baldios são sinônimos de commons. A pesquisa que tem metodologias de análise bibliográfica e baseia-se na fenomenologia do sujeito implicado, acabou por concluir que a escravidão desempenha papel central na formação do Brasil, pois produz uma sociedade autoritária e dissimulada quanto à sua violência, permite a concentração de rendas, poderes e terras, e nega a humanidade dos ex-escravizados e suas descendências. Um dos reflexos socioespaciais mais perceptíveis deste fenômeno é a aparição dos terrenos baldios nas paisagens urbanas, uma vez que a Lei de Terras de 1850, no Brasil, propiciou que os proprietários possam fazer qualquer coisa nas suas terras, inclusive nada, ferindo fortemente a possibilidade democrática e acenando para o despotismo. Os baldios que estão na estética do abandono levantaram o debate sobre sua lugaridade ou paralugaridade existirem ou não. A tese apresenta a formulação do autor que os baldios Brasileiros estão na condição de commonlessness: a angústia que a falta de recursos comunitários comuns provoca, e que, só por isso, podem ter sua lugaridade ao menos questionada-
Descrição: dc.descriptionIn summary, the investigation presented in this text explores the potential for vacant lots in Brazil to be owned communally and contribute to the social function of the city and serve as a reserve of urban land potential. No other structure played a role as important as slavery in the historical and social context of Brazil, which is marked by a violent and hierarchical society with wealth, land, and power concentrated in the hands of a white skin elite and has created a society that does not recognize the poor, in special all non-white skin people, as equals in rights. The Land Law of 1850 allowed owners to do anything on their land, including nothing, which resulted in the appearance of vacant lots in urban landscapes. The author argues that Brazilian vacant lots are in the condition of commonlessness and that creating vacant lots as community property requires a fundamental rethinking of property rights and the social function of land. Commonlessness is a scar tissue created from the social whiplash that comes down whenever people try to coordinate and take community attention and propose community solutions to their own problems because the elite wants to share no power. The transformation of abandoned lots into community property would require a reimagining of the relationship between individuals, communities, and land and a recognition of the value of commons as a vital resource for the common good/wealth. Considering that the commons are in Portugal, named baldio and that Brazilian baldios are vacant land, wasteland, emptiness, abandonment, and associated, the investigation tries to answer a very specific answer: why is that? The answer was achieved with lots of coordination between the analysis of the social structure, laws regarding land use from medieval Portugal, colonization laws and independent Brazil law, and led us to a finding that the ancient white European slave masters, along with other white folks that came to Brazil in the XX century, found manners to control all the power, have all land property leaving the black Brazilian people living in undignified ways, weak political power and lots of violence that is perpetrated both state and criminals. Baldios in Brazil are parasitelots that feeds form public investment and neighborhood vitality because they are commonlessness (as the whole country is). The thesis articulates Brazilian thinkers like Jessé Souza, Marilena Chauí, Werther Holzer, Alfredo Bosi with international thinkers like Phillip Petit, Elinor Ostrom, David Harvey, Georg Simmel-
Descrição: dc.description202 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBaldio-
Palavras-chave: dc.subjectCommonlessness-
Palavras-chave: dc.subjectEsfera pública-
Palavras-chave: dc.subjectAbandono-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectTerrenos baldios-
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologia-
Palavras-chave: dc.subjectDireito de propriedade-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Palavras-chave: dc.subjectEscravidão-
Título: dc.titleO baldio como potência de lugaridade para o devir urbano democrático em tempos de urbanos públicos, privados e despóticos-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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