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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Abreu, Júlio Cesar Andrade de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7060564895078069 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, André | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4359400160165099 | - |
Autor(es): dc.contributor | Casiraghi, Bruna | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8660684094604317 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Raphaela Giffoni | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0869176262142200 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8994833252267961 | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Marcelo Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:29:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:29:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31271 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771490 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo do trabalho: Considerando o disposto no Decreto nº 7234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, as instituições federais de ensino superior devem fixar mecanismos de acompanhamento e avaliação do PNAES. Desta forma, este trabalho teve como intuito analisar os atuais mecanismos de avaliação e monitoramento deste programa no IF Sudeste MG e, a partir desta análise, e das conclusões decorrentes da mesma, desenvolver um plano de ação, através do qual a instituição possa desenvolver um sistema de avaliação e monitoramento mais eficaz e que atenda as necessidades as diretrizes do Decreto e as suas necessidades específicas. Procedimentos/Método para a solução do problema: A presente pesquisa tem cunho qualitativo/quantitativo e é pautada no levantamento bibliográfico e documental, a partir de um estudo sistematizado e desenvolvido a partir de artigos, livros e documentos de órgãos e instituições públicas. Quanto à sua natureza, caracteriza-se como aplicada, pois, possui interesse prático e pretende-se que seus resultados sejam úteis na resolução de um problema de ordem prática da instituição. Quanto aos objetivos, o estudo qualifica-se como exploratório e também descritivo por propor-se a estabelecer relações entre variáveis e envolver o uso de métodos padronizados para coleta de dados. Na coleta de dados documentais foram analisados documentos do IF Sudeste MG que tratam da temática da Assistência Estudantil, realizando uma comparação entre documentos que apresentam as metas da política de Assistência Estudantil na instituição (Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e a Portaria-R Nº 660/2015, de 22 De Junho de 2015, que implementa as diretrizes da Assistência Estudantil no IF Sudeste MG ) e documentos que apresentam os resultados da política na instituição, sendo estes os Relatórios de Gestão Institucional dos anos de 2014 a 2021. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo dos documentos relacionados na etapa de pesquisa documental, com a utilização do software Iramuteq que é um software gratuito de análise textual. A partir dos resultados obtidos foi feita uma proposta de solução para o problema de pesquisa, sendo este um Plano de Ação para aprimoramento da Avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES no IF SUDESTE MG. Resultados: O PNAES é um marco na política de educação, através do qual pretende-se viabilizar que a inclusão social aconteça pela educação. Porém, é necessário ser responsável com a destinação dos recursos e a prestação de contas dos mesmos para a sociedade. Desta forma, através deste estudo foi possível verificar que, embora o IF Sudeste MG realize uma avaliação do programa, esta não atende corretamente as necessidades da instituição e as determinações da legislação. Implicações práticas: Dados os resultados encontrados, conclui-se que, é necessário dar início, o quanto antes, a um plano de ação para que viabilize a implementação de um Sistema de Monitoramento e Avaliação (SM&A) eficaz e que, de fato, consiga demonstrar os resultados do programa e sua importância para o desenvolvimento acadêmico, social e econômico dos discentes em vulnerabilidade. Originalidade e contribuições: O plano de ação foi desenvolvido com base nos achados da pesquisa bibliográfica e nos resultados obtidos com a pesquisa documental e traz uma proposta de simples aplicabilidade e execução, direcionada a obter resultados em médio prazo, desde que haja empenho da instituição na agilidade de sua aplicação e adesão dos servidores envolvidos. Salienta-se que a pesquisa é vinculada à área de políticas públicas e que tem aderência com a linha de atuação científico-tecnológica LACT 1: Estratégia, Governo e Desenvolvimento, por contribuir com a efetivação de determinações legais de uma política pública nacional na realidade local. Produção Técnica/Tecnológica: O artefato técnico/tecnológico proposto trata-se de um plano de ação com a finalidade de promover a aplicação real de uma avaliação e monitoramento sistemáticos do Programa Nacional de Assistência Estudantil no âmbit3o do IF Sudeste MG. Enquadra-se como um produto não patenteável e referente ao pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. Possui clara aplicabilidade e tende a suprir uma demanda institucional fixada em decreto federal. Considera-se um produto de baixa complexidade visto que trará uma adaptação a conhecimentos já existentes a uma necessidade específica, mas que poderá ser de grande valia na obtenção dos resultados desejados | - |
Descrição: dc.description | The objective of the work: Considering the provisions of Decree No. 7234, of July 19, 2010, which provides for the National Student Assistance Program - PNAES, federal institutions of higher education must establish mechanisms for monitoring and evaluating the PNAES. Thus, this work aimed to analyze the current evaluation and monitoring mechanisms of this program at IF Sudeste MG and, based on this analysis, and the conclusions arising from it, develop an action plan, through which the institution can develop a more effective evaluation and monitoring system that meets the needs of the Decree's guidelines and your specific needs. Procedures / Method for solving the problem: This research has a qualitative/quantitative nature and is based on a bibliographical and documentary survey, based on a systematic study developed from articles, books and documents from public bodies and institutions. As for its nature, it is characterized as applied because it has a practical interest and it is intended that its results are useful in solving a practical problem of the institution. As for the objectives, the study qualifies as exploratory and also descriptive because it proposes to establish relationships between variables and involve the use of standardized methods for data collection. In the collection of documentary data, documents from the IF Sudeste MG that deal with the theme of Student Assistance were analyzed, making a comparison between documents that present the goals of the Student Assistance policy in the institution (Institutional Development Plan - PDI and Ordinance-R No. 660 /2015, of June 22, 2015, which implements the guidelines for Student Assistance at IF Sudeste MG ) and documents that present the results of the policy in the institution, these being the Institutional Management Reports for the years 2014 to 2021. data was carried out through the content analysis of the documents related in the documentary research stage, using the Iramuteq software, which is a free textual analysis software. From the results obtained, a proposal for a solution to the research problem was made, which is an Action Plan to improve the Evaluation of the National Student Assistance Program - PNAES at IF SUDESTE MG. Results: The PNAES is a milestone in education policy, through which it is intended to enable social inclusion to occur through education. However, it is necessary to be responsible with the allocation of resources and their accountability to society. Thus, through this study it was possible to verify that, although the IF Sudeste MG carries out an evaluation of the program, this does not correctly meet the needs of the institution and the determinations of the legislation. Practical implications: Given the results found, it is concluded that it is necessary to start, as soon as possible, an action plan to enable the implementation of an effective Monitoring and Evaluation System (SM&A) and that, in fact, can demonstrate the results of the program and its importance for the academic, social and economic development of vulnerable students. Originality and contributions: The action plan was developed based on the findings of the bibliographical research and the results obtained from the documentary research and brings a proposal of simple applicability and execution, aimed at obtaining results in the medium term, provided that the institution is committed to the agility of its application and adherence of the servers involved. It should be noted that the research is linked to the area of public policies and that it adheres to the line of scientific-technological action LACT 1: Strategy, Government and Development, as it contributes to the implementation of legal determinations of a national public policy in the local reality. Technical / Technological Production: The proposed technical/technological artifact is an action plan with the purpose of promoting the real application of a systematic evaluation and monitoring of the National Student Assistance Program within the scope of IF Sudeste MG. It is classified as a non-patentable product and refers to Axis 1 – Products and processes. It has clear applicability and tends to meet an institutional demand established in a federal decree. It is considered a low-complexity product as it will bring an adaptation to existing knowledge to a specific need, but which could be of great value in obtaining the desired results | - |
Descrição: dc.description | 119 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monitoramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano de ação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Assistência Estudantil (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência em instituições | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student assistance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monitoring | - |
Palavras-chave: dc.subject | Action plan | - |
Palavras-chave: dc.subject | National Student Assistance Program (PNAES) | - |
Título: dc.title | Assistência estudantil no IF Sudeste MG: uma análise diagnóstica e propositiva dos atuais mecanismos de avaliação e monitoramento | - |
Título: dc.title | Student assistance at IF Sudeste MG: a diagnostic and propositional analysis of current evaluation and monitoring mechanisms | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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