As relações sociais nas experiências turísticas da pós-modernidade: a iniciativa do Rent a Local Friend

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValduga, Manoela Carrillo-
Autor(es): dc.contributorCheibub, Bernardo Lazary-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Helena Catão Henriques-
Autor(es): dc.creatorMello, Maura Lúcia Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/764-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771475-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do presente trabalho é analisar as mudanças nas relações sociais no campo do turismo que ganham especial destaque com a pós-modernidade. Para tal, é abordado, como objeto de estudo, o projeto de iniciativa da jornalista Alice Moura, Rent a Local Friend. Os questionamentos resultantes da interação entre a contemporaneidade na forma pós-moderna de turismo e do indivíduo como turista justificam-se à medida que novas configurações sociais, culturais e econômicas explicam novas formas de consumo e interação dos atores no turismo. Desse modo, a atividade vem se consagrando por meio de uma demanda crescente que valoriza produtos e serviços que proporcionem experiências turísticas diferenciadas principalmente através de relações de proximidade com os lugares abrindo espaço para novas concepções e dinâmicas. O projeto estudado consegue se associar a essa tendência, pois possui como proposta uma maior aproximação do turista com a cultura local, tendo como intermediário nesse processo o próprio habitante da cidade. Assim a experiência é orientada sob uma perspectiva em que haja trocas mais significativas. A pós-modernidade favorece esse interesse por práticas personalizadas e individuais de turismo, diante da nova orientação de desejos. O caminho metodológico seguido nesta investigação inclui os instrumentos de pesquisa bibliográfica e etnográfica, com uso da observação participante. Os resultados obtidos permitem afirmar que essa proposta emerge com uma busca significativa, ocorrendo em simultaneidade com formas tradicionais, enfatizando que a escolha por uma experiência, que se comprometa com o fortalecimento de vínculos entre o turista e o produto turístico, fica em verdade eternizada pelo enriquecimento pessoal e cultural que o turismo incita-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this paper proposes analyze the changes in social relations that make special emphasis on post-modernity in parallel with the influences and adaptations of tourism in this context. For this is analyzed as objects of study design initiative of journalist Alice Moura, Rent a Local Friend.The questions arising from the interaction between the contemporary postmodern from of tourism and the individual as as tourist justified as new social, cultural and economic conditions explain new forms of consumption and interaction of actors in tourism.Thus the activity has been gaining ground through a growing demand that values products and services that provide tourist experiences differentiated mainly through close relationships with places opening up space for new concepts and dynamics.The project can be associated with this trend, as it has proposed as a tourist closer to local culture and as an intermediary in the process the very city dweller. So the experience is driven from a perspective where there is more meaningful exchanges. The post-modern interest in this pratice favors personalized and individual tourism, given the new direction of desire. The methodological approach followed in this investigation includes the instruments and ethnographic literature, using participant observation. The results obtained allow to state that this proposal seeks to emerge with a significant, occurring simultaneously with traditional forms, emphasizing that the choice of an experience, which is committed to strengthening links between the tourist and the tourist product is truly immortalized by enrichment personal and cultural tourism encourages-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectPós-modernidade-
Palavras-chave: dc.subjectRelações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência turística-
Palavras-chave: dc.subjectRent a local friend-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectRelações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPós-modernidade-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectPost-modernity-
Palavras-chave: dc.subjectSocial relations-
Palavras-chave: dc.subjectTourist experience-
Palavras-chave: dc.subjectRent a local friend-
Título: dc.titleAs relações sociais nas experiências turísticas da pós-modernidade: a iniciativa do Rent a Local Friend-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.