A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3927189269530905-
Autor(es): dc.contributorSchildhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Saionara Lopes Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26539-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771468-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo aborda a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. O interesse por essa temática se deu a partir de minha experiência como professora na Educação Infantil e Séries Iniciais com a literatura. A problemática levantada nessa pesquisa diz respeito à seguinte questão: Como despertar nas crianças da educação infantil o gosto pela leitura? Desse modo, busco estudar a contribuição da literatura Infantil no desenvolvimento da criança por meio de ferramentas pedagógicas no processo de leitura na educação infantil que vise à formação de novos leitores, resgatando, assim, a formação humana dos sujeitos estimulando-os ao questionamento e reflexão. Realizei uma revisão bibliográfica sobre a temática que se apoia na ótica freiriana que enxerga a leitura da palavra para além do código escrito, considerando os diferentes sentidos da “palavramundo” ao mesmo tempo em que pretende analisar algumas obras de autores da literatura infantil mostrando experiências lúdicas possíveis com essas leituras. Conclui-se que trabalhar com literatura vai além de oferecer livros e contar histórias. É importante que o docente tenha criatividade e trabalhe de várias maneiras considerando o nível de compreensão dos alunos mesclando elementos novos com os já existentes para ampliar seus horizontes e enriquecer sua vivência de mundo.-
Descrição: dc.descriptionThe present study addresses the importance of children's literature for the development of children in early childhood education. The interest in this theme came from my experience as a teacher in Early Childhood Education and Initial Grades with Literature. The problem raised in this research concerns the following question: How to awaken a taste for reading in children in early childhood education? In this way, I seek to study the contribution of Children's Literature in the development of children through pedagogical tools in the reading process in early childhood education that aim at the formation of new readers, thus rescuing the human formation of subjects, stimulating them to question and reflect. I carried out a bibliographic review on the theme that supports the freirean perspective that sees the reading of the word beyond the written code, considering the different meanings of the "word world" while at the same time intending to analyze works by authors of children’s literature showing possible playful experiences with these readings. It is concluded that working with literature goes beyond offering books and telling stories and it is important that the teacher has creativity and works in various ways considering the students' level of understanding, mixing new elements with existing ones to broaden their horizons and enrich their experience of world.-
Descrição: dc.description31 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's Literature-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Palavras-chave: dc.subjectReaders-
Título: dc.titleA importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.