O Programa Nova Escola : avaliação institucional nas escolas da rede do estado do Rio de Janeiro (2000-2001)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDavies, Nicholas-
Autor(es): dc.contributorCPF:00977655422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785125E6-
Autor(es): dc.contributorBastos, João Baptista-
Autor(es): dc.contributorCPF:06828973615-
Autor(es): dc.contributorSouza, Donaldo Bello de-
Autor(es): dc.contributorCPF:52861686715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792896U3-
Autor(es): dc.creatorLeal, Maria Edith Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:29:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:29:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17580-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771452-
Descrição: dc.descriptionCe travail se présente comme une étude du Programme Nova Escola, un projet d Evaluation Institutionnelle des écoles du réseau de l Etat de Rio de Janeiro, pendant la période de 2000 à 2001. Le projet a été créé par un décret, en 2000, lors de la gestion du gouvernement Garotinho, qui a contracté la Fondation Cesgranrio pour la réalisation du processus d évaluation externe, tenant compte du travail des professionnels, de la gestion et de la communauté scolaire, offrant une gratification salarielle, selon une échelle de ponctuation obtenue par l école. L analyse du Programme Nova Escola a été faite à partir de de l investigation des documents officiels du Sécrétariat de l Education de l Etat et de la Fondation Cesgranrio, en plus des publications du Syndicat des Professionnels de l Education de l Etat et des reportages de journaux. La lecture de ces documents a signalé les conceptions qui soutiennent le Programme tout en constatant les contradictions et les dicotomies inhérentes aux politiques publiques concernant l évaluation institutionnelle. L implémentation du Programme a déclenché des polémiques et a motivé le débat non seulement à propos de l évaluation mais aussi à propos de la discussion de plusieurs aspects liés à l éducation et á l école publique, comme la question de l investissement de l Ètat, la capacitation des professeurs et l implantation du plan de carrière.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta-se como um estudo do Programa Nova Escola, um projeto de Avaliação Institucional das escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, durante o período de 2000 a 2001. O referido Programa foi criado por Decreto, durante a gestão do governo Garotinho, que contratou a Fundação Cesgranrio para a realização do processo de avaliação externa. Tal avaliação considera o desempenho profissional e a gestão escolar, oferecendo gratificação salarial, de acordo com uma escala de pontuação obtida pela escola. A análise do Programa Nova Escola foi feita a partir da investigação de documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação e da Fundação Cesgranrio, além de publicações do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) e reportagens em jornal. A leitura destes documentos evidenciou as concepções que sustentam o Programa, constatando as contradições e dicotomias inerentes às políticas públicas sobre avaliação institucional. A implementação do Programa causou polêmica e motivou o debate não apenas sobre avaliação, mas a discussão de vários aspectos ligados à educação e à escola pública, como a questão do investimento do Estado, a capacitação de professores e a implantação do plano de carreira.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade total-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO Programa Nova Escola : avaliação institucional nas escolas da rede do estado do Rio de Janeiro (2000-2001)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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