Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Davies, Nicholas | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00977655422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785125E6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, João Baptista | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06828973615 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Donaldo Bello de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:52861686715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792896U3 | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Maria Edith Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:29:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:29:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17580 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771452 | - |
Descrição: dc.description | Ce travail se présente comme une étude du Programme Nova Escola, un projet d Evaluation Institutionnelle des écoles du réseau de l Etat de Rio de Janeiro, pendant la période de 2000 à 2001. Le projet a été créé par un décret, en 2000, lors de la gestion du gouvernement Garotinho, qui a contracté la Fondation Cesgranrio pour la réalisation du processus d évaluation externe, tenant compte du travail des professionnels, de la gestion et de la communauté scolaire, offrant une gratification salarielle, selon une échelle de ponctuation obtenue par l école. L analyse du Programme Nova Escola a été faite à partir de de l investigation des documents officiels du Sécrétariat de l Education de l Etat et de la Fondation Cesgranrio, en plus des publications du Syndicat des Professionnels de l Education de l Etat et des reportages de journaux. La lecture de ces documents a signalé les conceptions qui soutiennent le Programme tout en constatant les contradictions et les dicotomies inhérentes aux politiques publiques concernant l évaluation institutionnelle. L implémentation du Programme a déclenché des polémiques et a motivé le débat non seulement à propos de l évaluation mais aussi à propos de la discussion de plusieurs aspects liés à l éducation et á l école publique, comme la question de l investissement de l Ètat, la capacitation des professeurs et l implantation du plan de carrière. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta-se como um estudo do Programa Nova Escola, um projeto de Avaliação Institucional das escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, durante o período de 2000 a 2001. O referido Programa foi criado por Decreto, durante a gestão do governo Garotinho, que contratou a Fundação Cesgranrio para a realização do processo de avaliação externa. Tal avaliação considera o desempenho profissional e a gestão escolar, oferecendo gratificação salarial, de acordo com uma escala de pontuação obtida pela escola. A análise do Programa Nova Escola foi feita a partir da investigação de documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação e da Fundação Cesgranrio, além de publicações do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) e reportagens em jornal. A leitura destes documentos evidenciou as concepções que sustentam o Programa, constatando as contradições e dicotomias inerentes às políticas públicas sobre avaliação institucional. A implementação do Programa causou polêmica e motivou o debate não apenas sobre avaliação, mas a discussão de vários aspectos ligados à educação e à escola pública, como a questão do investimento do Estado, a capacitação de professores e a implantação do plano de carreira. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da qualidade total | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O Programa Nova Escola : avaliação institucional nas escolas da rede do estado do Rio de Janeiro (2000-2001) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: