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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Profeta, Graciela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Roni Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Vladimir Faria dos | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Eliara Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:29:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:29:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13172 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771443 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo objetivou mensurar e analisar os impactos das condições do transporte rodoviário de cargas sobre o Produto Interno Bruto de oitos estados brasileiros no período de 2012 a 2018, tendo em vista que o transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil, tanto para o transporte de passageiros quanto para o de cargas. A fundamentação teórica foi construída por meio de trabalhos sobre o modal rodoviário de cargas e como a predominância deste se relaciona aos custos de transporte do país. Em termos metodológicos, empregou-se análise empírica por meio da construção de um modelo de regressão, com aplicação de dados em painel, ao qual fez-se uma busca de dados, que foram definidos conforme literatura revisada, considerando os estados da Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A partir da regressão, identificou-se que as variáveis investimento, extensão das rodovias estaduais e avaliação geral das rodovias não foram estatisticamente significativas para explicar os impactos das condições do transporte rodoviário de cargas sobre o PIB dos oito estados analisados; sendo que a variável preço do óleo diesel foi significativa. Logo, conclui-se, de modo geral, que o investimento no período analisado pode ter sido insuficiente para suprir a necessidade do setor e, por isso, acredita-se que o mesmo não tenha sido estatisticamente significativo; então, o que se pode sugerir é que deve haver maiores investimentos nas melhorias e no aumento da extensão rodoviária pavimentada, para que o país aumente sua competitividade frente ao mercado externo, bem como promova redução de custos dos produtos finais para o mercado interno | - |
Descrição: dc.description | The present study aimed to measure and analyze the impacts of the conditions of road cargo transportation on the Gross Domestic Product of eight Brazilian states in the period from 2012 to 2018, considering that road transportation is the most used in Brazil, both for transportation passengers and cargo. The theoretical foundation was built through works on the road freight modal and how its predominance is related to the country's transportation costs. In methodological terms, empirical analysis was employed through the construction of a regression model, with application of panel data, to which a data search was made, which were defined according to the revised literature, considering the states of Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná and Santa Catarina. From the regression, it was identified that the variables investment, extension of state highways and general assessment of highways were not statistically significant to explain the impacts of road freight transport conditions on the GDP of the eight states analyzed; the diesel oil price variable was significant. Therefore, it is concluded, in general, that the investment in the analyzed period may have been insufficient to supply the sector's need and, therefore, it is believed that it was not statistically significant; so, what can be suggested is that there should be greater investments in improvements and in increasing the paved road extension, so that the country increases its competitiveness in relation to the foreign market, as well as promotes cost reduction of the final products for the domestic market | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Campos dos Goytacazes | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte rodoviário de cargas no Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Interno Bruto (PIB) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dados em painel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte de cargas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rodovia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Interno Bruto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Road freight transport in Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gross Domestic Product (GDP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Panel data | - |
Título: dc.title | Os impactos das condições do transporte rodoviário de cargas sobre o PIB de estados brasileiros: uma análise do período de 2012 a 2018 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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