Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristiana Callai de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lacerda, Mitsi Pinheiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Mairce da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Bonomo, Lorena Lopes Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, Thuany Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:29:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:29:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27648 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771442 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa surge com o objetivo de pensar a formação docente, com ênfase na alfabetização da palavramundo dos sujeitos da educação, sendo tecida pela conversação da pesquisadora com sua a própria formação acontecendo na prática. Para isso, foi preciso desprender-se de heranças bancárias e mergulhar no processo discursivo que se fundamenta na interação e no reconhecimento do outro como indispensável para o ensinoaprendizagem da leitura e escrita. As metodologias empregadas nesse estudo foram a Pesquisa narrativa, que auxiliou na composição da história de formação docente das professoras alfabetizadoras; e, ainda, as conversas, que possibilitam transitar por outros caminhos investigativos. A fundamentação teórica, contou com as contribuições de Freire (2019a), (2019b), (2019c), Santos (2010), Smolka (2001), Mortatti (2000b), Ferreiro (2011), Certeau (2014) entre outros que partilham suas palavras para transformar o mundo. O fio condutor dessa pesquisa foi o diálogo. Foram as palavras que deram os direcionamentos para as discussões acerca do processo de formação docente, práticas pedagógicas, processo discursivo, currículo e cotidiano escolar. Pronúncias do mundo que marcaram os desafios para o alfabetizar e alfabetizar-se na palavramundo. | - |
Descrição: dc.description | This research emerges with the objective of thinking about teacher education, with emphasis on the literacy of the word world of the subjects of education, being woven by the conversation of the researcher with her own training happening in practice. For this, it was necessary to detach ourselves from bank inheritances and immerse ourselves in the discursive process that is based on the interaction and recognition of the other as indispensable for teaching reading and writing learning. The methodologies used in this study were narrative research, which assisted in the composition of the history of teacher education of literacy teachers; and, also, conversations, which make it possible to move through other investigative paths. The theoretical foundation included the contributions of Freire (2019a), (2019b), (2019c), Santos (2010), Smolka (2001), Mortatti (2000b), Ferreiro (2011), Certeau (2014) among others who share their words to transform the world. The guiding thread of this research was dialogue. It was the words that gave the directions to the discussions about the teaching education process, pedagogical practices, discursive process, curriculum and school life. Pronunciations of the world that marked the challenges for literacy and literacy in the word world. | - |
Descrição: dc.description | 96 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo discursivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discursive process | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Everyday School | - |
Título: dc.title | Alfabetizar-se para alfabetizar na palavramundo: um processo de formação docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: